Outros sites Cofina
Notícia

Jogo da Bolsa: Crise energética aquece jogo

O jogador shark52 tem vindo a acelerar na tabela do Jogo da Bolsa 2022 e já lidera as classificações.

Negócios 24 de Novembro de 2022 às 14:00
  • Partilhar artigo
  • ...
O jogador shark52 tem vindo a acelerar na tabela do Jogo da Bolsa 2022 e já lidera as classificações. O segredo para o sucesso tem estado em apanhar a onda da crise energética, como explicou ao Negócios. A aposta no gás natural já rendeu uma valorização da carteira virtual superior a 375%.

"Estou a aproveitar o gás natural porque é um ativo que tem muita volatilidade", refere shark52, um concorrente de Lisboa, que participa no jogo geral. "Tenho uma posição longa no gás natural", aponta.

O preço do gás natural tem variado ao sabor dos desenvolvimentos da guerra e da crise energética. Ainda esta terça-feira a Comissão Europeia propôs uma espécie de "travão de emergência" aos preços do gás natural negociados para o mês seguinte, que se fixará nos 275 euros por MWh.

Este valor máximo anunciado pela comissária europeia da Energia, Kadri Simson, fica acima dos valores atuais a que está a ser transacionado o gás natural no índice holandês TTF para os mercados grossistas europeus em dezembro (115 euros/MWh), mas abaixo do recorde de 314 euros por MWh registado em agosto.

375Primeira posição
A meio do Jogo da Bolsa 2022, o participante que vai à frente na competição já conseguiu uma valorização de 375% na carteira.
Para avançar, esta nova ferramenta tem, contudo, de ser aprovada pelos Estados-membros, que têm demonstrado opiniões muito divergentes sobre esta imposição de um tecto máximo aos preços. A decisão final poderá ter impacto nas cotações.

Mas shark52 considera igualmente que o fator "sorte" também o tem ajudado já que não é a primeira vez que participa. E a alavancagem tem sido o principal apoio. Noutras edições do jogo já lhe valeu perdas expressivas. "Já comecei o jogo com 100 mil euros e acabei com 2.000", refere, lembrando que produtos muito alavancados tanto poderão dar retornos robustos como perdas expressivas. Desta vez está a correr bem: a carteira já valorizou 375,3% para 475.279,99 euros.

"Estou próximo do meu objetivo de conseguir uma valorização de 500% e, quando o atingir, vou esperar para ver o desempenho dos outros jogadores", explica, sobre a estratégia futuro.

A acelerar na classificação está igualmente Julio Alves que acumula uma subida de 226,8%. Acima da barreira dos 200% há apenas mais um jogador: ojoaosousa. Ainda há, contudo, mais uma semana e meia, um período de competição durante o qual os investidores em jogo ainda poderão aproveitar o momento de retoma no mercado mundial para dar a volta à tabela de classificações.

Jogo da Bolsa
16 de novembro a 11 de dezembro

O Jogo da Bolsa já está no terreno e termina a 11 de dezembro. As diversas classificações serão divulgadas nos dias úteis no site jogodabolsa.jornaldenegocios.pt e na versão impressa do Jornal de Negócios. Até ao final da iniciativa estas classificações serão sempre provisórias e poderão ser alvo de correções.
Todos os dias é retirada uma classificação provisória da Classificação Global, da Classificação Universitária e da Classificação Universo ISCTE Business School, que é divulgada no dia seguinte também no jornal impresso. Às terças-feiras é divulgado o vencedor semanal. O Jogo da Bolsa 2020 é um passatempo organizado pelo Negócios em parceria com a GoBulling e com o ISCTE Business School, e ainda o apoio do Caldeirão de Bolsa.

Mais notícias