Outros sites Cofina
Notícia

Ex-libris de Viseu

Viseu soma 97 mil pessoas de população residente. Aos naturais do concelho têm vindo a juntar-se comunidades vindas do Brasil, Leste europeu e emigrantes portugueses regressados.

Maria Ana Barroso | Nuno André Ferreira - Fotografia 30 de Outubro de 2019 às 11:00
Nuno André Ferreira
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Centro histórico
Menos carros, mais pessoas

Famoso por monumentos como o museu Grão Vasco ou a Sé, o centro histórico deverá ficar progressivamente livre de automóveis, assim promete a autarquia, nomeadamente através da instalação de veículos elétricos sem condutor para ligar a parte baixa à parte alta da cidade. Um dos primeiros passos, assim que haja condições, é "libertar de automóveis as quatro praças principais da cidade", diz Almeida Henriques. A renovação do centro histórico tem sido feita também através da reabilitação de edifícios, da instalação de alguns negócios que sejam âncoras daquela zona da cidade e de infraestruturas de apoio aos cidadãos. E do rejuvenescimento da população que nele habita. Há seis anos foi lançado o Viseu Viva, programa de promoção da reabilitação do centro histórico da cidade.

Gastronomia
A carne e a doçaria são pratos fortes

Como que em homenagem ao herói histórico lusitano que lutou contra os romanos e que terá alegadamente nascido na região de Viseu, Viriato é o nome do mais famoso bolo de pastelaria da cidade, de formato em V e com coco e açúcar em pó por cima, fazendo lembrar os pães de deus degustados mais a sul do país. Outros doces típicos são as castanhas de ovos de Viseu e os pastéis de feijão. Nos pratos principais, a lista é extensa. Há o famoso rancho à moda de Viseu, a carne naturalmente destaca-se ou não estivéssemos no interior do país, à exceção do bacalhau. Há vitela assada à Lafões, arroz de carqueja, cabrito assado, entrecosto com chouriço e grelos e arroz de cabidela entre muitos outros. Nas bebidas, a região de Viseu é terra de bom vinho. O afamado Dão é reconhecido tanto em Portugal como no estrangeiro.
Mais notícias