Outros sites Cofina
Notícia

Glossário: Poupança de A a Z

Assinala-se esta quarta-feira, 31 de Outubro, o Dia Mundial da Poupança. Conheça alguns dos principais conceitos relacionados com a poupança, bem como algumas dicas para gerir melhor as suas finanças pessoais.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
-

Vale a pena amortizar o crédito?
Enquanto as taxas de juro no mercado continuarem negativas, pode aproveitar para ir amortizando algumas parcelas do seu empréstimo. Quando as taxas voltarem a subir, já terá uma maior percentagem do crédito paga.


-

O que é o "Bundling"?
São as vendas associadas facultativas, ou seja, a comercialização conjunta de produtos e serviços financeiros associada a um determinado produto, normalmente o crédito à habitação, para garantir melhorias nas condições deste produto base.


-

Como fugir das comissões?

Pode contornar o pagamento de comissões recorrendo aos chamados bancos online que, em regra, não cobram custos nos principais serviços. Além disso, pode também optar pelo ATM para a realização de algumas operações, uma vez que a lei não permite a cobrança de comissões.


-

O que é o débito directo?

Trata-se de uma autorização de débito em conta dada pelo cliente. Esta autorização é dada a determinada entidade, como são os prestadores de serviços básicos. Podem ser definidos limites de valores cobrados por parte do cliente. E estas operações também podem anuladas mediante determinadas condições.


- E -

O que é a Euribor?

É uma média das taxas de juro praticadas pelas principais instituições de crédito na Zona Euro para emprestar dinheiro entre si, ou seja, é uma taxa interbancária. É o principal indexante ao crédito à habitação utilizado em Portugal.


- F -

O que é a FINE?
É a Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE). Trata-se de um documento que deve ser entregue pelo banco ao cliente antes da contratação de um crédito. Aqui são apresentadas as principais características e todos os custos do financiamento, pelo que este é o documento que deve ser considerado para comparar propostas de diferentes instituições.


- G -

O que é a Garantia de Capital?

É quando a instituição financeiro garante ao aforrador o reembolso do capital investido numa determinada aplicação financeiro. Em Portugal, os depósitos bancários só têm esta designação quando é garantido o capital aplicado.


- H -

O que é o "Homebanking"?

É um serviço disponibilizado pela maioria das instituições financeiras através do qual os clientes podem realizar diversos tipos de operações bancárias. Podem ser realizadas através do telefone ou da Internet.


- I -

Quem são os Intermediário de Crédito?
São instituições ou pessoas singulares que estão registados junto do Banco de Portugal para exercer a sua actividade. Participam no processo de concessão de crédito, apresentado ou propondo contratos de crédito a consumidores, prestando assistência, mas não estão autorizados a conceder financiamento nem comercializar outros produtos ou serviços bancários.


- J -

Vale a pena fixar os juros do crédito?

Os últimos anos foram marcados pelos mínimos históricos das Euribor. Com a normalização da política monetária, começa a perspectivar-se uma subida das taxas de juro do BCE. Uma evolução que acabará por levar à subida das Euribor. Tendo em conta esta perspectiva, fará sentido ponderar a contratação de crédito a taxa fixa. Uma solução que permite às famílias saberem exactamente o valor a pagar de prestação durante um determinado período, não estando sujeita a variações.


- L -

O que é o "leasing"?

Trata-se de um contrato de financiamento pelo qual uma das partes, o locador, cede a outro, o locatário, o gozo temporário de um bem em contrapartida do pagamento de uma renda ou aluguer.


- M -

Porque é importante o MTIC?

O MTIC é o montante total imputado ao consumidor. Esta é uma sigla que é importante fixar porque corresponde ao montante total que o cliente terá que pagar à instituição financeira durante todo o período do empréstimo. Engloba juros, comissões, impostos e outros encargos.


- N -

O que é a Notação de Risco?

A notação de risco ou "rating" corresponde à avaliação do risco de crédito de uma determinada empresa, Estado ou região que emite dívida. Estas avaliações são realizadas pelas agências de notação financeira.


- O -

O que é uma Obrigação?

É um título de dívida representativo de uma fração de um empréstimo pelo qual a entidade emite se compromete ao pagamento de juros e ao reembolso do capital dentro de um prazo estabelecido.


- P -

O que é o "Plafond" do cartão?

É o limite de utilização de um cartão de crédito. Ou seja, o máximo que em dado momento pode estar em dívida.


- Q -

O que é o "Quantitative Easing"?

É um conjunto de políticas monetárias não convencionais implementadas pelos principais bancos centrais mundiais após a crise financeira de 2008. Inclui o programa de activos do BCE.


- R -

O que é o "Revolving"?

É um tipo de contrato em que é estabelecido um limite máximo de crédito que pode ser utilizado ao longo do tempo e reutilizado à medido que o saldo em dívida é pago.


- S -

O que é o "Spread" no crédito da casa?

É a componente da taxa de juro definida pelo banco quando concede um financiamento a taxa variável. Esta componente acresce ao indexante, a Euribor, para determinar a taxa global final do financiamento.


- T -

Como se calcula a Taxa de Esforço?

Para chegar à taxa de esforço deve dividir os encargos financeiros mensais pelo rendimento e, no final, multiplicar por 100. A Deco frisa que, considerando todos os empréstimos, a taxa de esforço não deve superar os 35%.


- U -

O que é a Ultrapassagem de Crédito?
É o descoberto aceite pela instituição de crédito que permite que, excepcionalmente, um cliente disponha de fundos que excedem o saldo da sua conta à ordem ou o limite máximo de uma facilidade de descoberto.


- V -

O que é a Volatilidade?

A volatilidade é a expressão usada para denominar um indicador do grau de variação das cotações de um determinado activo num determinado período. Ou seja, é a variável que mede a intensidade das oscilações de um activo financeiro.


- X -

O que é o Juro Composto?

É o regime de juros em que o juro vencido em cada período é adicionado ao capital inicial, o que normalmente se designa de capitalização de juros.


- Z -


Qual é a Remuneração Média dos Depósitos?
A remuneração média dos depósitos em Portugal está cada vez mais próxima de zero. Em Agosto, a taxa média das novas aplicações atingiu os 0,15%, que representa o valor mais baixo desde que o Banco de Portugal começou a recolher estes dados em 2003.

Mais notícias