Outros sites Cofina
Notícia

Perguntas a António Brochado Correia, PWC

"Procura-se excelente líder e com impacto no país"

Negócios 06 de Junho de 2013 às 11:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os critérios de selecção da Personalidade do ano traçam o retrato-robot do gestor/empresário ideal?
Pode não ser empresário nem mesmo gestor. O prémio Excellens Oeconomia-Personalidade está desenhado para valorizar pessoas que se distinguiram em alguma área com relevância para o país. O retrato, como lhe chama, tenta ser encontrado em alguém que pode ser considerado um bom exemplo a seguir, um líder na sua área, um influenciador, um contribuinte para o país pela sua postura, idoneidade, correcção. É perfeitamente possível ser-se altamente competitivo nos negócios ou nas áreas de intervenção profissional e simultaneamente um cidadão responsável.


Este modelo não está mais vocacionado para gestores do que empresários?
Conforme referiu o modelo tenderá para uma personalidade que tenha tido um desempenho excepcional, no limite poderá não ser um gestor de uma empresa, poderá ser um ministro, gestor de uma fundação, alguém com real e profundo impacto no país e na comunidade.


Têm em vista encontrar um supergestor/gestor estrela ou um excelente líder?
Excelente líder, role model, é o que se privilegia, mas com impacto no país!


Tiveram algum modelo para chegar a esta metodologia?
Foram utilizados modelos que a PwC utiliza internacionalmente em prémios semelhantes, comparamos com prémios atribuídos por entidades que consideramos idóneas, estudos académicos sobre liderança. Com estas bases tentamos adaptar a realidade portuguesa. A grande dificuldade é conseguir mensurar as diferentes dimensões, pelo que privilegiamos uma análise de percepção, onde as sensibilidades dos membros do júri são determinantes.


Têm em vista encontrar um supergestor/gestor estrela ou um excelente líder?
Excelente líder, role model, é o que se privilegia, mas com impacto no país.

 

 

"É possível ser-se altamente competitivo nos negócios ou nas áreas de intervenção profissional e simultaneamente um cidadão responsável."


"O vencedor pode nem ser empresário ou gestor."

 

 

Mais notícias