Newsletter Negócios Premium.
Se não consegue visualizar corretamente este e-mail, clique na versão online.
O resumo do dia, em exclusivo para assinantes
Terça-feira, 20 de Outubro de 2020
alt_text
Celso Filipe
cfilipe@negocios.pt | Diretor-adjunto
Bom dia,


A moratória no crédito, criada em março pelo Governo, já permitiu que mais de 700 mil famílias e empresas adiassem o pagamento das suas dívidas junto da banca. Mas o que começou por ser um balão de oxigénio para os clientes dos bancos, e para o próprio setor, poderá estar a "camuflar" casos de incumprimentos, alertam os especialistas. É preciso começar a agir antes que seja tarde, dando a oportunidade às instituições financeiras de avançarem já com planos de recuperação junto das empresas que ainda são consideradas viáveis. As moratórias, afinal, podem ser uma "bomba- relógio" nas mãos dos bancos.

 

O ministro das Finanças português, João Leão, promete atingir no próximo ano o quarto défice orçamental mais baixo da zona euro. Só a Grécia, a Letónia e o Luxemburgo apresentaram à Comissão Europeia uma meta para um saldo orçamental mais exigente do que o português. Já a Alemanha compromete-se com uma meta idêntica. A conclusão resulta da comparação entre os projetos de planos orçamentais submetidos na semana passada em Bruxelas.

A constituição dos generais Kopelipa e Dino como arguidos e a devolução de bens que estes protagonizaram constitui uma meia vitória para o presidente angolano. Todavia, a travessia do Rubicão iniciada por João Lourenço ainda apresenta riscos. Este é o tema em análise no Radar África desta terça-feira.

Uma percentagem de mais de 60% dos portugueses considera que a resposta dos serviços de saúde do país é agora pior do que era antes de ter começado a pandemia da covid-19, no início deste ano. Por outro lado, 66,5% estão convencidos de que o plano da Direção-Geral de Saúde para o outono e o inverno não será suficiente para acorrer a todas as solicitações que se antecipam. As conclusões são de uma sondagem realizada pela Intercampus para o Negócios e para a CMTV/CM.

Anže Logar, ministro dos Negócios Estrangeiros da Esolvénia, veio a Portugal dar a conhecer as prioridades para a presidência rotativa da UE que o seu país assumirá em julho de 2021, sucedendo a Portugal e à Alemanha, que agora detém a liderança. Em entrevista ao Negócios, o chefe da diplomacia eslovena critica a intenção de Berlim condicionar o fundo de recuperação ao Estado de direito e pretende garantias no que toca à adoção da tecnologia 5G. "Queremos uma empresa que cumpra os padrões democráticos", afirma Logar.

Ontem houve um "apagão" nas bolsas. Ainda não eram 9:00 em Lisboa, uma hora depois da abertura da sessão, quando a Euronext foi forçada a interromper a negociação em todos os seus mercados devido a problemas técnicos. E assim permaneceu durante cerca de três horas, algo que não acontecia na Euronext desde 2018. O resto da sessão decorreu dentro da normalidade, mas os problemas voltaram logo após o fecho. Em vez de as transações pararem, passando a negociar em modo de leilão, os ativos continuaram a negociar, forçando a Euronext a voltar a interromper o funcionamento do mercado. As ordens dadas após o fecho da sessão foram canceladas.

 

O serviço de transporte rodoviário de passageiros da Área Metropolitana do Porto (AMP) vai ser operado, nos próximos sete anos, por três empresas espanholas e duas portuguesas.

Alsa e Vectalia ofereceram preços mais baixos para os transportes da Área Metropolitana do Porto, descendo aos 1,10 euros por quilómetro, e frotas com mais veículos "verdes". Apesar de terem vencido os cinco lotes, três irão para os segundos classificados, como a Barranquense e Bus On Tour.




Cuide de si e dos seus.

Boas leituras
alt_text
Últimas
Mota-Engil e Teixeira Duarte aliam-se para enfrentar espanhóis
alt_text
Últimas
Preferência por “turismo tranquilo irá continuar”, diz presidente do Turismo do Centro
alt_text
Últimas
Mapa do turismo muda: Centro, Alentejo e Norte ganham peso
alt_text
Últimas
DJ EUA: Pelosi, Mnuchin fazem esforço final para aprovar pacote de estímulos
Opinião
Celso  Filipe
Celso Filipe
O Orçamento da adivinhação

Sem bola de cristal, o Orçamento para 2021 é um exercício de adivinhação e os partidos deviam agir em conformidade com esta natureza do documento.

Camilo Lourenço
Camilo Lourenço
Costa cedeu muito... e demasiado cedo

Este não é o melhor momento para Costa fazer finca-pés. Porquê? Porque precisa de ter Governo em funções para garantir que a presidência da UE, que espera seja o seu momento de glória, não seja um fracasso.

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas
A reorientação estratégica da China

A China, salvo agravamento súbito da situação sanitária, está em vias de superar o choque da pandemia que provocou uma queda de 1,6% do PIB no primeiro semestre.

Mohamed A. El-Erian
Mohamed A. El-Erian
O complexo cocktail da pandemia

Nos últimos anos, os investidores tenderam a ser amplamente recompensados por deixarem de lado os determinantes tradicionais do valor de mercado e se concentrarem apenas numa coisa: injeções de liquidez abundantes e previsíveis no mercado.

DJ MARKET TALK: Mercados desenvolvidos divididos entre receios do vírus, crescimento
Últimas
DJ MARKET TALK: Mercados desenvolvidos divididos entre receios do vírus, crescimento
DJ MARKETWATCH: GM modifica fábrica do Tennessee para construir carros elétricos
Últimas
DJ MARKETWATCH: GM modifica fábrica do Tennessee para construir carros elétricos
DJ MARKET TALK: Vitória de Trump pode impulsionar ações dos EUA
Últimas
DJ MARKET TALK: Vitória de Trump pode impulsionar ações dos EUA
DJ MARKET TALK: Investimento em infraestruturas pode compensar mais impostos
Últimas
DJ MARKET TALK: Investimento em infraestruturas pode compensar mais impostos
Hoje nas bancas
Aceda aqui ao seu ePaper

O ePaper é uma réplica da sua publicação, tal como é impressa em papel, mas com as vantagens do digital.

VER MAIS ASSINAR
FALE CONNOSCO
CONFIGURAÇÕES
Facebook Twitter LinkedIn
Está a receber este e-mail porque inscreveu-se para receber esta newsletter com o endereço de email !email
Em qualquer altura pode decidir não receber mais esta comunicação.
Se deseja deixar de receber esta newsletter, clique em remover subscrição
E-goi Recomendamos Marketing Automation by E-goi. Experimente já!