Se não consegue visualizar correctamente este e-mail, clique na versão online..
Negócios
A SUA SEMANA
DIA A DIA
Domingo, 15 de setembro de 2019
Facebook Twitter Google + LinkedIn
A semana arranca com uma importante decisão no Reino Unido sobre o Brexit. Na quinta-feira, novo evento relevante: o BCE deverá decidir se corta as taxas de juro. Sexta é a vez da S&P avaliar Portugal.

Segunda-feira Reino Unido enfrenta decisão sobre Brexit
Depois de o Parlamento britânico ter aprovado a proposta que impede um Brexit sem acordo, a Rainha poderá promulgar o diploma já na segunda-feira. A acontecer, o primeiro-ministro, que tem reiterado que fará tudo para que a saída da União Europeia aconteça a 31 de outubro, será obrigado a pedir novo adiamento do Brexit. Nesse cenário, poderão ser convocadas eleições antecipadas. Neste mesmo dia, é divulgada a evolução do PIB britânico.

Segunda-feira Exportações e custo de construção

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar as estatísticas do comércio internacional e o índice de custos de construção de habitação nova, ambos referentes a julho. No período de janeiro a junho, as exportações nacionais aumentaram 2,9%, enquanto as importações cresceram 9,3%.

Terça-feira Apple lança produtos  

O aguardado evento anual da Apple terá lugar esta terça-feira. A imprensa especializada espera que a tecnológica lance três novos iPhone, com melhorias na resistência à água e às quedas, bem como um reconhecimento facial mais desenvolvido. Poderá ainda ser lançado uma nova série do Apple Watch.

Terça-feira Alemanha apresenta orçamento

 


Numa altura em que se agravam os receios em torno de uma recessão da maior economia europeia, o ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, vai apresentar ao parlamento o Orçamento para 2020. Angela Merkel falará sobre o documento num debate parlamentar na quarta-feira.

Quarta-feira OPEP divulga estatísticas

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulga o relatório mensal da evolução do mercado petrolífero, com previsões e estimativas de produção. No dia seguinte, e numa altura em que se mantêm os cortes à produção, os membros da OPEP e aliados, incluindo a Rússia, reúnem-se em Abu Dhabi, à margem do Congresso Mundial da Energia.

Quarta-feira INE confirma inflação

Depois da divulgação dos dados preliminares, o INE vem agora confirmar os valores do índice de preços no consumidor relativos a agosto. A primeira estimativa aponta para uma taxa de inflação negativa de -0,1%, nesse mês, depois de, em julho, os preços já terem caído 0,3%.

Quinta-feira BCE decide juros


Esta será uma das mais aguardadas reuniões de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Depois de a instituição ter dado vários sinais de que poderá voltar a cortar os juros diretores e avançar com novos estímulos à economia da Zona Euro, os mercados antecipam que será agora que o BCE irá concretizar estas medidas. Serão também divulgadas novas projeções para a economia e a inflação. No final da reunião, Mario Draghi dará uma conferência de imprensa.

Sexta-feira S&P revê rating de Portugal

Depois de, em março, ter subido a classificação da dívida portuguesa de longo prazo para dois níveis acima de lixo, a S&P volta a rever o "rating" de Portugal. O Danske Bank admite que poderá haver uma melhoria do "outlook".
RECEBA O NEGÓCIOS POR EMAIL
As últimas notícias de mercados
Arábia Saudita com capacidade para responder a ataque de drones
Do IPO da Sonae MC à entrada da Jerónimo num novo mercado, o que dizem as cotadas aos investidores
Catarina Castro: perspetiva positiva da dívida portuguesa pode trazer novos mínimos aos juros
A semana em oito gráficos: Há três semanas que o PSI-20 tem saldo positivo
VER MAIS ASSINAR
FALE CONNOSCO
DEFINIÇÕES
PORTFOLIO