Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Colunistas
Notícias desta secção

Demita-a, sr. primeiro-ministro!

29.10.2020 Camilo Lourenço

No caso da pandemia, em vez de criar atempadamente com os privados um plano para fazer face ao agravamento dos surtos, passou o tempo a vender a ideologia do SNS como suprassumo dos cuidados de Saúde em Portugal.

O fim da relação do PS com o Bloco

A votação do Orçamento do Estado para 2021 ficou marcada pelo voto contra do Bloco, que termina formalmente a relação política de afinidade com o PS e o Governo. Este voto marca o fim definitivo da geringonça. PCP e PAN ainda continuam aliados fiáveis do Executivo, mas o cenário político está a mudar.

Um IVA sem explicação

29.10.2020 Sandra Romão

Expliquem-me como se eu fosse uma criança de seis anos. Objetivamente, os serviços de explicação são, ou não, despesas de educação? Em caso afirmativo, o que é forçoso de concluir, não se pode admitir que para efeitos fiscais não o sejam também.

Incerteza e responsabilidade

29.10.2020 Joaquim Aguiar

Nos tempos de incerteza e de inevitável transformação, é maior a responsabilidade da política (que trabalha com a realidade efectiva das coisas) e dos políticos (que não se podem refugiar num labirinto de espelhos em que, para onde quer que olhem, só se vêem a eles próprios).

O importante, apoiar as pessoas

29.10.2020 Paulo Carmona

A poupança é essencial para o investimento e o consumo levanta a economia. Se estão preocupados em ajudar as pessoas façam-no diretamente, é mais claro, transparente e verdadeiramente o objetivo.

Orçamento: os votos e as opções

O Orçamento vai passar para a fase de discussão na especialidade. Importa refletir sobre o significado dos diversos sentidos de voto, porque a discussão na especialidade vai forçar a clarificação de posições.

A direita está preparada para o poder?

28.10.2020 Camilo Lourenço

E se houver eleições, é provável que o PS sofra uma derrocada que crie as condições para uma “geringonça” de direita no continente. Ora se a direita não se entende nos Açores, irá entender-se no continente?

O mundo pós-covid: crónica de uma evolução anunciada

28.10.2020 António Bico

Do atual contexto de incerteza nascem oportunidades para as empresas fazerem melhor, integrando a reinvenção económica, social e ambiental a que assistimos. Tecnologia, novas formas de trabalho, modelos de negócio inovadores, sustentabilidade e propósito são alguns dos motores desta evolução.

Mil milhões já cá estão!

28.10.2020 João Pedro Lopes

Idealmente, o imposto sobre o tabaco tem duas finalidades: na saúde, tornando o produto menos acessível, e na receita do estado, estimulando o aumento do preço. Em ambos os casos, este imposto serve o propósito de dissuadir o consumo, e foi exatamente isso que foi refletido em 2020.

A síndrome da tia Poldi

28.10.2020 Isabel Stilwell

Acordei cheia de vontade de trocar os móveis de sítio, e reconheci em mim a mesma agitação que, suspeito, presidia à agitação da tia Poldi, o mesmo desejo de pôr em ordem o mundo dentro de portas, porque o lá de fora está tão caótico.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio