Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A utilidade do Governo

10.06.2021

Temos hoje um Governo de escopo estreito, e reduzido às funções de um executivo camarário. Mede a popularidade pelo espaço e apoio mediático às suas iniciativas. Será que estou a sonhar ou a maioria dos portugueses considera mesmo que isto é uma situação normal?

O fim das crises

14.05.2021

Os fins das crises são momentos de merecida celebração e mesmo excessos. Temos de ser compreensivos com os cidadãos e os vários níveis de poder que se entretêm em festas e eventos. Vale a pena celebrar as efemérides positivas, mas também o fim das coisas más. Contudo, muitas tragédias desnecessárias ocorrem nas viagens do final das festas.

Trabalhar

15.04.2021

E que o que está em jogo é a sobrevivência das suas próprias organizações e comunidades. Os líderes que atuam como se soubessem o futuro irão causar danos irreparáveis às suas organizações.

O Plano de Desconfinamento

12.03.2021

São famélicos indefesos que serão chamados a pagar impostos num futuro não muito distante. Nessa altura um qualquer ministro das Finanças dirá que é inevitável para pagar os custos da pandemia. E não mencionará sequer as decisões de confinamento tomadas em articulação pelo Governo, Parlamento e Presidência da República.

O investimento no mercado como jogo

12.02.2021

Devem ser dados passos para proteger os investidores vulneráveis, particularmente os jovens e desempregados. A literacia financeira e a empresarial, tal como a ecológica, fazem parte da formação plena dos jovens. Talvez aqui esteja um tópico útil para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

O Homo confinatus

15.01.2021

Na comunidade científica ainda há dúvidas sobre se o confinatus existiu mesmo. O registo fóssil e a imprensa da época dão suporte inequívoco, mas é difícil compreender como a especiação do sapiens criou o confinatus.

O princípio da proporcionalidade

04.12.2020

O que cria o problema de proporcionalidade na partilha de custos entre cidadãos não resulta de cada um dos estados de exceção, mas do seu conjunto.

A pandemia e os consensos

23.10.2020

A força da nossa sociedade durante esta crise também depende do modo como o Governo procurar consensos. A busca do consenso não é uma opção de tática política. É um imperativo ético e uma marca de boa governação.

A eleição de 2020

25.09.2020

Espero que o próximo Presidente americano seja Biden e que ele se preocupe a compreender as motivações de todos os americanos e não apenas os que votaram nele. Esse é aliás um princípio geral da boa governação que também deveríamos praticar em Portugal.

Empresas zombie

21.08.2020

Se o Estado português tivesse uma dívida menor, o Governo poderia dar crédito garantido a estas empresas, através de um Fundo Pandémico, por exemplo, e desta forma decidir o momento e as condições em que iniciaria o processo de insolvência quando as empresas falhassem as suas obrigações.

O Fundo de Recuperação

23.07.2020

O Fundo de Recuperação e sua Facilidade de Recuperação e Resiliência são instrumentos novos, necessários e urgentes. Sejamos sábios e pragmáticos no seu uso.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio