Cronista
João Carlos Barradas Jornalista
João Carlos Barradas Brexit: a amputação inelutável 14.01.2019 João Carlos Barradas
O Brexit, má opção para o Reino Unido e a União Europeia, degenerou numa gangrena ameaçadora e, para obviar a males maiores, é inelutável e urgente uma dolorosa amputação.
João Carlos Barradas Brexit imperial 07.01.2019 João Carlos Barradas
Aumentar a capacidade de projecção militar é essencial para o Reino Unido reafirmar-se como "nação global" num momento impar desde a Segunda Guerra mundial, asseveram os ministros da defesa e negócios estrangeiros de Theresa May.
João Carlos Barradas O inimigo chinês 17.12.2018 João Carlos Barradas
A afirmação internacional da China é um imperativo da política de modernização competitiva encetada pelo Partido Comunista, reiterará Xi Jinping ao assinalar esta terça-feira, em Pequim, o quadragésimo aniversário do anúncio oficial das reformas que puseram fim à era maoísta.
João Carlos Barradas A Europa a correr atrás do prejuízo  11.12.2018 João Carlos Barradas
O continente pode estar isolado por denso nevoeiro, como se dizia em tempos, mas em Londres a intempérie é inclemente e não dá sinais de abrandar depois de a 29 de Março as Ilhas abandonarem a UE.
João Carlos Barradas O porrete de Maria Santíssima   05.12.2018 João Carlos Barradas
A crise de Estado e regime em que o desafio separatista catalão atola Espanha desde 2017 propiciou, finalmente, a emancipação de uma força política reivindicando os valores do casticismo reaccionário.
João Carlos Barradas As quatro rodas da desgraça francesa 27.11.2018 João Carlos Barradas
Às centenas de carros incendiados todos os meses e ao vandalismo omnipresente nas periferias e bairros sociais da França juntou-se uma revolta antigovernamental que provocou dois mortos e mais de 650 feridos desde meados de Novembro.
João Carlos Barradas O Brexit do rei Carlos   20.11.2018 João Carlos Barradas 20
Pouco de bom reserva o Brexit para o septuagenário príncipe de Gales que, no dia em que ascender ao trono, arrisca acabar associado à dissolução do Reino Unido legado por Isabel II.
João Carlos Barradas A badalhoca e o galifão 13.11.2018 João Carlos Barradas
Roma não é uma badalhoca sujeita aos galifões de Bruxelas e é assim que se traduz em italiano vulgar a disputa entre a Comissão Europeia e o governo de Itália quanto a défices excessivos e sustentabilidade da dívida pública.
João Carlos Barradas A grande guerra e suas desgraças 06.11.2018 João Carlos Barradas
Quando Trump, Putin, Macron, Merkel, Marcelo e seus pares se perfilarem na cerimónia, em Paris, assinalando o armistício de 11 de Novembro, um século de mitos e ilusões os contemplará do alto do Arco do Triunfo.
João Carlos Barradas Aquele olhar de Merkel 30.10.2018 João Carlos Barradas
A eleição de um dos muitos críticos de Merkel para a liderança dos cristãos-democratas no congresso de Dezembro porá fim à agonia da chanceler e da sua quezilenta, impopular e ineficaz coligação governamental com os sociais-democratas.