Cronista
João Carlos Barradas Jornalista
João Carlos Barradas A próxima vaga Líbia 13.01.2020 João Carlos Barradas
O crescente envolvimento da Turquia e da Rússia na guerra civil da Líbia vai contribuir para fortalecer facções rivais e agravar o conflito que está prestes a lançar nova vaga de migrantes e refugiados rumo à Europa. 
João Carlos Barradas As mortes de Suleimani 06.01.2020 João Carlos Barradas
A opção menos má de França, Reino Unido, Alemanha, União Europeia, Rússia e China está, agora, por um fio depois de o Irão anunciar que deixará de acatar as limitações à produção de combustíveis passíveis de uso nuclear militar.
João Carlos Barradas Macau, a pacata 17.12.2019 João Carlos Barradas
Em penhorada homenagem à virtude, Augusto Santos Silva congratulou-se por Portugal não exigir "agora a Macau o que nunca exigimos" em louvor do espírito de respeito mútuo entre Lisboa e Pequim.
João Carlos Barradas Brexit está quase, quase... 09.12.2019 João Carlos Barradas
É Brexit ou nada e nem tem volta a dar, porque se Boris Johnson falhar uma maioria conservadora para consumar o Brexit no final de Janeiro será outro governo minoritário ou de coligação liderado pelos trabalhistas a tentar convocar novo referendo no próximo ano.
João Carlos Barradas Sanções contra-relógio nas guerras do gás 02.12.2019 João Carlos Barradas
O Congresso de Washington ultima com urgência legislação para levar Donald Trump a assinar antes do final do ano um pacote de sanções contra empresas envolvidas na construção do gasoduto russo-alemão no mar Báltico.
João Carlos Barradas Quanto vale uma aliança militar? 25.11.2019 João Carlos Barradas
Chegada aos 70 anos de existência, a NATO é "obsoleta" no dizer de Donald Trump, encontra-se "em morte cerebral" segundo diagnóstico de Emmanuel Macron, mas é tida, pelo contrário, como essencial à segurança europeia e atlântica por estados tão diversos quanto a Polónia, Grã-Bretanha, Estónia ou Portugal.
João Carlos Barradas O colapso de Hong Kong 18.11.2019 João Carlos Barradas 22
A entrada este mês da multinacional chinesa Alibaba na bolsa de Hong Kong conta com aval de Pequim e é uma tentativa de voto de confiança na quarta maior bolsa mundial em que se financiam empresas estatais e privadas da República Popular.
João Carlos Barradas A grande crise espanhola 11.11.2019 João Carlos Barradas
Este apuro da votação de 10 de Novembro é o retrato partidário de uma parte significativa de Espanha que repudia a monarquia das autonomias e que sucessivos estudos de opinião têm vindo a cifrar na última década entre 12% e 25% da população.
João Carlos Barradas Os triliões da Arábia Saudita 04.11.2019 João Carlos Barradas
Entre 20 a 40 mil milhões de dólares é a estimativa do encaixe de venda em bolsa de 1% a 2% das acções da Aramco, mas por mais capital que atraia a primeira fase da privatização parcial a fartura de recursos financeiros de nada adiantará para modernizar e muito menos democratizar a Arábia Saudita.
João Carlos Barradas O Chile aqui tão perto 28.10.2019 João Carlos Barradas
Os especialistas definiram em 3,7% o aumento das tarifas de metro em hora de ponta em Santiago e, sem se fazer esperar, irrompeu a maior e mais violenta vaga de protestos desde o reestabelecimento da democracia em 1990, deixando o Chile num impasse.

Marketing Automation certified by E-GOI