Cronista
Jorge Marrão Gestor
Jorge Marrão As promessas de Davos 09:50 Jorge Marrão
A separação de poderes entre executivo, legislativo e judicial aumenta o nível de confiança que a sociedade tem nas suas instituições matriciais. O bloqueio de uma relação saudável das arestas deste triângulo prejudica o bem comum.
Jorge Marrão A origem das contas certas 08.01.2020 Jorge Marrão 22
As contas certas estão a impedir a sociedade de se libertar deste Estado, das suas redes de interesses instaladas nos partidos e nas redes empresariais que percebem que, sem a aproximação à política e a ajuda do Estado e da Europa, não podem sobreviver ou prosperar.
Jorge Marrão Avatares 01.01.2020 Jorge Marrão 110
O presidente Gorbatchev tinha razão: íamos ter saudades da União Soviética para explicar que os capitalismos, com todos os seus defeitos, são sempre melhores do que aquele poderoso sistema que prometia nas terras de Rus que a utopia se ia concretizar: o paraíso na Terra.
Jorge Marrão Quem diz a verdade? 18.12.2019 Jorge Marrão 88
Como o homem é um ser de crenças filia-se nas igrejas das redes sociais. Os populismos dos extremos só podem crescer. Quem nos vai contar a verdade?
Jorge Marrão A nova crispação 26.11.2019 Jorge Marrão 116
O medo de falar e de agir atingiu a nossa sociedade civil, dependente do Estado, falida moral e economicamente. Sem mudanças, prioritariamente do centro-direita e da direita, não oferecemos mais riqueza, mas pobreza mais bem distribuída.
Jorge Marrão A fragmentação da sociedade 13.11.2019 Jorge Marrão 49
Temos de ir atrás de ideias ditas progressistas, vanguardistas e pós-modernas, baseadas em estudos discutíveis e “soundbytes”, para acreditar naquilo em que não podemos acreditar, ou que não nos foi provado que devíamos acreditar.
Jorge Marrão Honestidade intelectual é incompatível com política? 05.11.2019 Jorge Marrão 57
Se há algo comum em todas as crises é a excessiva acumulação de dívidas, quer sejam públicas, bancárias, empresariais, ou de consumidores. É um risco para toda a sociedade.
Jorge Marrão AD - Alternativa democrática 08.10.2019 Jorge Marrão 77
As alternativas ao futuro governo liderado pelo PS deviam preparar-se numa lógica consistente, com tempo, recursos e como uma estratégia clara de verdadeira alternativa democrática.
Jorge Marrão A ambição do retrocesso 30.09.2019 Jorge Marrão
Os que se exasperam com a lentidão reformista portuguesa, pobreza do país e das suas instituições lançam-se aos Descobrimentos ou à emigração, ou conformam-se. São os conservadores de esquerda e direita.
Jorge Marrão Uma nova social-democracia: o centro como fragilidade do regime 09.09.2019 Jorge Marrão
Um regime político que não estimule as alternativas numa linha de continuidade de esquerda e direita, sem uso dos extremos, é substancialmente frágil. A direita em Portugal foi sempre moderada, e a esquerda sempre perturbadora do modelo europeu.

Marketing Automation certified by E-GOI