A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Iliberalismo e crispações

19.11.2020

A Iniciativa Liberal e o Chega são uma consequência das saídas de Passos Coelho e Paulo Portas. Os situacionistas não gostam. Preferiam o velho arco de governação, mas foram os partidos à direita que não responderam às sensibilidades liberais, às causas nacionalistas e às populistas.

Habituem-se à democracia

11.11.2020

Na fragmentação de uma sociedade subjaz uma afronta à democracia liberal na medida em que alguns grupos querem impedir a existência de outros. Na prática, querem uma inconstitucionalidade sobre as ideias dos outros.

A vacina coletiva. Onde está?

22.10.2020

O Presidente da República entretanto vacina-se, mas não nos traz as vacinas para a doença coletiva em que estamos a viver no seu mandato. A brincadeira vai sair cara ao regime democrático.

A proletarização da sociedade

14.10.2020

A corrupção política é feita para reduzir a independência da sociedade civil e manter o status quo. Os descontentes (quase toda a sociedade) concordam com os encantos dos políticos habilidosos que propalam retirar dos ricos para distribuir pelos pobres e remediados.

Um eterno dilema?

08.10.2020

O caldo opaco das justificações e dos eventuais conflitos de interesse das nomeações para os órgãos regulatórios e de escrutínio, e os que consolidam a separação dos poderes legislativo, executivo e judicial, aprofundam a agonia da democracia portuguesa.

Reféns dos extremos

01.10.2020

São as alternativas moderadas à esquerda e direita com projetos políticos divergentes que nos farão sair da estabilidade podre e da sociedade inamovível, agora temperada com os afetos do semipresidencialismo, ao invés da provocação institucional saudável.

Presidenciais e sociedade

14.09.2020

Não é um acidente, nem uma arrogância, as candidaturas de Ana Gomes e André Ventura: ambos a lutarem contra a corrupção dos dinheiros, mas sem coragem para denunciarem a corrupção política do regime. Não são políticos, mas justicialistas.

Como uma democracia se pode tornar totalitária?

26.08.2020

Na América de Trump, a sociedade civil afasta-se da Casa Branca, rejeitando os seus atropelos à democracia. No Portugal de Costa, a sociedade civil é convidada a ir a São Bento, faz tréguas e assume compromissos institucionais.

País bom e país mau

20.08.2020

Não há países bons e países maus: há políticos que nos levam a aceitar más decisões, e outros que nos levam para o bom caminho.

As voltas que dá o mundo da política

06.08.2020

É um novo totalitarismo democrático, em que as combinações que o PSD de Rui Rio pode fazer são as que fazem sentido para a sua oposição. As voltas que dá a política, para manter tudo como está, não têm limites nem coerência.

A ditadura é sempre silêncio

29.07.2020

O domínio mediático e económico do executivo governativo e dos seus acólitos permite o atropelo à democracia liberal. O governo, com a sua soberania económica, condicionará tudo e todos no próximo futuro.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio