Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

As patentes na indústria farmacêutica

17.06.2021

Na sequência da teoria das capacidades dinâmicas de Teece, a literatura vem referindo, de forma consistente, as vantagens transitórias no tempo, que são garantidas pelas patentes, obrigando as empresas inovadoras a processos contínuos de investigação e inovação.

Turismo e grandes empresas nacionais

07.06.2021

O país está a ser invadido por turistas com baixo poder de compra, que viajam em companhias low-cost, com pacotes de baixo preço. E não se vê nenhum movimento para alterar este paradigma, com a obsessão do apoio às PME, sem capacidade de inovação e de evolução para produtos e serviços de maior valor acrescentado.

Fusões, aquisições, consolidação empresarial

05.05.2021

Iremos assistir, em toda a Europa, a processos de fusões, aquisições e consolidação empresarial, criando empresas com dimensão e capacidade competitiva, a nível global, que possam competir, em pé de igualdade, com as grandes empresas chinesas e norte-americanas.

O desprezo pela engenharia portuguesa

01.04.2021

No caso do novo aeroporto de Lisboa, prevejo uma dupla humilhação para a engenharia portuguesa: a sua localização no Montijo, contra a opinião da maioria dos engenheiros especialistas nesta matéria; e a obra a ser executada por empresas de construção, francesas e espanholas.

A novela do novo aeroporto de Lisboa

17.03.2021

Já todo o país esclarecido, para além da comunidade de engenharia, percebeu que a solução Alcochete é a melhor solução em termos estratégicos, ambientais e de desenvolvimento económico.

Distribuir o peixe ou canas de pesca

05.03.2021

O PRR – Plano de Recuperação e Resiliência é, na sua base conceptual, um programa estatizante, assistencialista e distributivo, ou seja, adopta a aproximação dos países subdesenvolvidos.

A dimensão e a gravidade dos danos reputacionais

17.02.2021

Temos assistido, em relação ao nosso país, à ocorrência dum número significativo de acontecimentos, que estão a provocar danos reputacionais de grande dimensão, e que são relatados e comentados em vários órgãos de comunicação social e instâncias internacionais.

Os novos “especialistas” em economia da empresa

04.02.2021

A grande maioria destes “especialistas” não tem qualquer formação teórica ou académica relevante, reagem à informação produzida pela comunicação social generalista e propagam a sua ignorância com imenso à vontade, fazendo jus ao provérbio popular, “a ignorância é atrevida”.

A desculpabilização sistemática do erro

20.01.2021

As empresas toleram alguns erros ligados à experimentação de novas tecnologias, produtos ou processos, mas com uma exigência imediata de desenvolvimento dum processo sistemático e obrigatório de análise exaustiva das razões do erro.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio