A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A teoria dos cenários em gestão estratégica

05.11.2020

Defende-se o princípio de que a competitividade da empresa está intimamente ligada ao seu posicionamento e à atractividade da indústria, em função de diferentes variáveis, em particular, a concorrência, o crescimento e as quotas de mercado da empresa.

PPP – realidades e equívocos

15.10.2020

Na fase actual do mercado financeiro, e tendo em atenção o baixo risco destes projectos, e do país, a taxa de remuneração devia, em minha opinião, ser fixada em torno dos 6 %, que é uma taxa generosa para obrigações, que devem servir de referência para este efeito.

Criar um cluster tecnológico da saúde em Portugal

17.09.2020

Já defendi, em artigos anteriores, que o desenvolvimento duma estratégia de crescimento para o país devia seguir um processo de análise sistémica, suportada em clusters tecnológicos, construindo-se a partir destes, os vários instrumentos que fomentem esse crescimento.

Fazer as empresas portuguesas crescer

02.09.2020

Os investidores estrangeiros não encontram parceiros nacionais credíveis, que permitam uma redução do risco do seu investimento, nem um “cluster” robusto de empresas complementares, que melhorem o posicionamento competitivo das suas unidades.

Análise vs. execução estratégica

19.08.2020

Começo a estar de acordo com todos os que preconizam, como destino único deste estudo, a sua apresentação à Comissão Europeia, para justificar as verbas que se vão lá buscar.

A intervenção do Estado nas empresas

05.08.2020

Esta presença do Estado, que devia ser temporária, enquanto a empresa não se robustece para enfrentar os mercados globais e atrair parcerias internacionais, tenderá a eternizar-se, de modo a manter os empregos destes militantes partidários.

O sistema aeroportuário

15.07.2020

Nunca entendi a razão pela qual o actual Governo decidiu deter 50% do capital da TAP, quando podia garantir o mesmo resultado, de ter uma palavra decisória no âmbito da estratégia da empresa, com uma minoria de bloqueio, de 33,4% e um acordo parassocial equilibrado.

O regresso dos “achadores”

01.07.2020

Partilham vigorosamente opiniões de outros “achadores” sobre medicamentos milagrosos, vacinas, formas de controlar a pandemia, vitórias e derrotas dos vários países, sem caracterizarem a sua envolvente social, cultural e económica.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio