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Artigos de opinião deste autor

A3ES: 12 ANOS

05.07.2020

As universidades não podem ser confundidas com centros de investigação, nem um investigador deve ser confundido com um professor. Aliás, existem formalmente carreiras independentes entre ambas as funções.

Pandemia: E Depois do Adeus?

03.05.2020

O nível de incerteza da atual conjuntura impede a eficiência dos modelos econométricos mais completos e complexos e fazer previsões a mais de um mês torna-se meramente um exercício académico.

Dedo na ferida nos “Suecos do Sul”

15.04.2020

O número “oficial” de infetados só teria uma relação direta com o desempenho do sistema de saúde se fosse “testada” toda a população, e a métrica fosse um valor relativo em percentagem da população, porque o número absoluto pouco ou nada transmite.

A necessidade aguça o engenho… (a covid-19 e a educação)

02.04.2020

Os professores do ensino superior representam hoje uma classe envelhecida e avessa a tecnologias, em que a substituição dos retroprojetores de acetatos pelo PowerPoint levou anos a concretizar, assim como as máquinas de escrever pelos computadores.

As velocidades e o futuro do mundo

04.03.2020

Um mundo global precisa de uma organização supranacional, como um Governo Mundial, capaz de impor, de forma legítima, políticas e soluções, também elas, globais.

Fraquíssima qualidade da gestão?

01.01.2020

Esta semana, na Universidade de Coimbra, no GraPE 2019, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros identificou como principais problemas das empresas portuguesas a "descapitalização" e a "fraquíssima qualidade da gestão".

Salário mínimo: para que te quero?

07.11.2019

O conceito de salário mínimo é absolutamente estranho aos países do norte da Europa. A Dinamarca, a Finlândia, a Islândia, a Noruega ou a Suécia não o aplicam, deixando o mercado regular o salário.

A qualidade da democracia (“afinações” precisam-se)

11.10.2019

O PS necessitou apenas de 17.609 votos para eleger cada deputado, o PSD necessitou de 18.450; o BE de 25.922 votos, a CDU de 27.437, o CDS de 43.291, o PAN de 41.715, o Livre de 55.660, o IL de 65.545 e o Chega de 66.448! Será proporcional, justo e… democrático?

Rever a oferta pública de ensino superior

12.09.2019

Os resultados das candidaturas ao ensino superior para 2019/2020 confirmaram a tendência dos últimos anos, tendo sido colocados 87,2% dos candidatos, correspondente a 44.500 estudantes e em que 53,1% ficaram colocados na sua 1.ª opção.

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