Cronista
Adolfo Mesquita Nunes Advogado

Adolfo Mesquita Nunes tem mais de treze anos de experiência em advocacia nas áreas de direito público, nomeadamente em políticas públicas, contratação pública, regulação, contencioso, arbitragem e contratos públicos. É Sócio da sociedade Gama Glória. Foi Secretário de Estado do Turismo do XIX e XX Governos Constitucionais, entre 2013 e 2015. É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (2000) e Mestre em Ciências Jurídico Políticas pela Universidade de Lisboa (2008). Vice-Presidente do CDS-PP.

Adolfo Mesquita Nunes A superioridade moral da esquerda no debate sobre a Segurança Social 15.04.2019 Adolfo Mesquita Nunes
O aumento expressivo da esperança média de vida, a substancial queda da natalidade e a reconfiguração da pirâmide demográfica não são temas de esquerda nem de direita: são a realidade.
Adolfo Mesquita Nunes Não aprendemos nada 08.04.2019 Adolfo Mesquita Nunes 1485
O caso dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo é um dos mais exuberantes exemplos da nossa tendência de discutir políticas com critérios morais, ideológicos, e não com critérios técnicos, de eficiência.
Adolfo Mesquita Nunes O começo de um programa de direita 01.04.2019 Adolfo Mesquita Nunes 829
Os serviços públicos, da Educação à Saúde, devem centrar-se no indivíduo, na sua realização, em serem eficientes, e não na perpetuação de modelos institucionais que têm como pressuposto a cristalização de uma ideologia.
Adolfo Mesquita Nunes Quando a direita se junta 25.03.2019 Adolfo Mesquita Nunes 372
Era pois o que mais faltava que a direita não pudesse juntar-se, com algum mediatismo, para pensar sobre si própria, sobretudo quando se propõe fazê-lo excluindo a direita que não é democrática, que existe e se insinua e se apaixona pelo conceito de democracia iliberal.
Adolfo Mesquita Nunes Harmonização fiscal ou permissão para não baixar impostos? 18.03.2019 Adolfo Mesquita Nunes
Portugal não é um país fiscalmente competitivo. Mostram-no vários indicadores de competitividade. E se não é um fator único, ele ajuda a explicar por que razão a economia portuguesa revelou um comportamento medíocre nas últimas décadas.
Adolfo Mesquita Nunes Que juízes têm lugar na nossa magistratura? 11.03.2019 Adolfo Mesquita Nunes 174
A força do Estado de Direito está nas suas instituições. Países com instituições fracas, pouco respeitadas, sem independência, são países com democracias frágeis, quando não formais.
Adolfo Mesquita Nunes Ah se isto fosse com um governo de direita! 25.02.2019 Adolfo Mesquita Nunes 454
Há quem sustente que os jornalistas são de esquerda, e que isso contamina a discussão pública. Sucede que se falarmos com pessoas de esquerda, elas encontrarão milhares de exemplos onde sentem favorecimento à direita. Tendemos a só ver o nosso lado.
Adolfo Mesquita Nunes Porque não proibir moções de censura a governos de esquerda? 18.02.2019 Adolfo Mesquita Nunes
No fundo, mas mesmo no fundo, a moção de censura a um governo de esquerda nunca é oportuna: se é no começo, devia ser no meio; se é no meio, devia ser no fim; se é no fim, devia ter sido antes.
Adolfo Mesquita Nunes Sobre os impostos europeus 11.02.2019 Adolfo Mesquita Nunes 163
O que foi feito para racionalizar o que já se gasta? Sabemos pouco desta resposta, talvez porque tenhamos deixado a pergunta aos eurocéticos, e tenhamos relaxado a sindicância normal, básica, que sempre reservamos a quem lida com dinheiros públicos.
Adolfo Mesquita Nunes Sobre a regionalização 04.02.2019 Adolfo Mesquita Nunes 352
O problema não esteve tanto na Constituição, mas na leitura que da mesma se foi fazendo. Esperar uma nova constituição é a mais preguiçosa forma de reformar o país.

Marketing Automation certified by E-GOI