Armando Esteves Pereira
Armando Esteves Pereira 09 de dezembro de 2016 às 00:01

O "fair play" no "offshore"

O futebol tornou-se no maior espectáculo televisivo do planeta e é natural que as maiores estrelas recebam a condizer com o estatuto.

Num mundo globalizado, que inventou os paraísos fiscais para as maiores fortunas escaparem aos impostos, os futebolistas e os agentes que ganham milhões usam todas as portas e janelas para escapar, como fazem as grandes multinacionais.

 

O dinheiro circula para a Irlanda, Holanda e o Luxemburgo, passa por destinos mais ou menos exóticos como Caimão, Ilhas Virgens, Panamá e depois acaba tranquilamente em destinos mais cómodos, frequentemente  sob protecção dos alpes suíços.

 

A divulgação dos documentos do chamado "football leaks"  mostram o itinerário dos contratos milionários de Ronaldo e de outras estrelas.

 

Se houver prova da evasão de impostos, cabe às administrações tributárias lesadas pronunciar-se sobre o assunto e se houver matéria encaminhar os casos para as vias judiciais, mas estamos claramente perante uma questão ética. Ou moral , como considerou o pai do jovem norueguês Odegaard, que no ano passado assinou um contrato de 10,5 milhões de euros com o Real Madrid e recusou uma esquema semelhante ao arquitectado por Jorge Mendes para Ronaldo e outros craques.

 

Na base gigantesca da pirâmide que é o negócio de futebol, estão os adeptos, que pagam os pacotes televisivos, vão ao estádio ou compram camisolas e outros produtos. E a esmagadora maioria de adeptos faz parte do universo das vítimas fiscais que não tem meios de escapar para "offshores".

 

Curiosamente o "fair play" é constantemente promovido pelas organizações que tutelam futebol. A UEFA até tem leis sobre o "fair play" financeiro.

 

Mas como uma vez disse Jorge Jesus, o treinador de futebol  do Sporting, que é dos portugueses que mais dinheiro entrega de IRS este ano, "o 'fair play' é uma treta". Ou no caso dos direitos de imagem dos futebolistas, está no "offshore".

 

Director-adjunto do Correio da Manhã

pub

Marketing Automation certified by E-GOI