Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Armando Esteves Pereira 05 de Maio de 2016 às 00:01

O ministro da Horta Seca

Há um sector tutelado por Caldeira Cabral que está em alta e é quase um oásis neste deserto económico: o turismo. Porém, em boa verdade, a conjuntura é tão favorável que não há qualquer mérito do Governo.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Ser ministro da Economia não é tarefa fácil. Num país onde a geração de riqueza cresce a um ritmo mais lento do que a velocidade do caracol, o investimento é uma raridade e as empresas temem a evolução futura dos mercados onde actuam, quer em Portugal, quer em África, particularmente Angola e Moçambique, que nos últimos anos se transformaram em portos seguros de centenas de pequenas e médias empresas, é preciso ter extraordinárias capacidades de liderança para dar a volta ao texto. Mais difícil ainda é quando o ministro, apesar da carreira académica, não tem peso político.

 

Há um sector tutelado por Caldeira Cabral que está em alta e é quase um oásis neste deserto económico: o turismo. Porém, em boa verdade, a conjuntura é tão favorável que não há qualquer mérito do Governo. 

 

Quando o primeiro-ministro precisa de recorrer ao melhor amigo para ser consultor especial em negociações económicas e o ministro se limita a comentar o assunto, é o próprio chefe de Governo que desvaloriza o papel potencial do ministro que tem o gabinete na Rua da Horta Seca.

 

Acontece ainda, para mal dos pecados de Manuel Caldeira Cabral, que para muitos sectores da economia nem é ele o ministro mais relevante. Tem forte concorrência do Ambiente, mas o ministro que tem a chave do maior cofre é o ministro da Planeamento, Pedro Marques, que gere a quota mais suculenta dos fundos comunitários.

 

Sem influência política e sem o cofre do dinheiro, Caldeira Cabral terá de descobrir um "coelho na cartola", se quiser deixar marca entre os muitos inquilinos que já passaram pelo Palácio da Horta Seca. E já não basta a reinvenção de um novo PEDIP.

 

Director-adjunto do Correio da Manhã

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias