Vírus danifica relações de trabalho

29.04.2020

Este Primeiro de Maio será diferente, sem as habituais festas e manifestações. Mas o mundo do trabalho também está a mudar drasticamente. A pandemia está a danificar as relações laborais e o aumento do desemprego vai castigar severamente os rendimentos dos trabalhadores.

Crise abala famílias endividadas

23.04.2020

As famílias portuguesas apanharam um susto com a anterior crise financeira, mas com os juros baixos na retoma, depressa esqueceram esse aperto e voltaram a recorrer ao crédito para tudo e mais alguma coisa, da casa ao carro, das férias aos telemóveis.

Na mão visível do Estado

16.04.2020

A pandemia tornou o Estado ainda mais omnipotente e omnipresente na economia portuguesa. Mas o Estado que se tornou o provedor financeiro de mais de 5,5 milhões de pessoas vai, mais tarde ou mais cedo, apresentar a conta. Os gastos de agora vão ser pagos com mais impostos no futuro.

A resposta que tarda na Europa

08.04.2020

Há momentos definidores da história. A União Europeia, uma comunidade que garantiu décadas de prosperidade, paz e segurança no continente, está em risco com a incapacidade de dar uma resposta conjunta à crise gerada pela pandemia.

Europa, agora ou nunca mais

02.04.2020

Os custos da pandemia e a hibernação económica aumentam a pressão sobre as contas públicas. Mas é preciso uma resposta financeiramente musculada para preparar a economia para a retoma depois deste apagão. Neste contexto, a resposta à crise vai ser o teste decisivo para a União Europeia.

O breve excedente engolido pela recessão

26.03.2020

O histórico excedente de 2019 foi sol de pouca dura. A pandemia que obriga a uma dolorosa hibernação económica já engoliu esse registo. E com a recessão o diabo regressa para atormentar a economia, as empresas e as famílias. Mesmo depois de terminar a propagação do vírus, continuaremos a sofrer as consequências.

A distopia do vírus

19.03.2020

A pandemia do vírus está a mudar a vida das pessoas. É uma guerra que está a provocar uma hibernação da economia com consequências ainda não totalmente conhecidas. Vivemos um tempo que parece ter sido inventado por uma distopia aterradora.

O diabo em forma de vírus

12.03.2020

O pânico global provocado pelo novo vírus travou a fundo a economia mundial. O golpe da Arábia Saudita na guerra do petróleo agravou a situação. O turismo foi o primeiro setor no qual se notou o contágio em Portugal, mas as fábricas e as empresas exportadoras já sofrem.

Ver Mais