Cronista
Armando Esteves Pereira Director-geral editorial adjunto Cofina Media S.A.
Armando Esteves Pereira Europa, agora ou nunca mais 19:27 Armando Esteves Pereira
Os custos da pandemia e a hibernação económica aumentam a pressão sobre as contas públicas. Mas é preciso uma resposta financeiramente musculada para preparar a economia para a retoma depois deste apagão. Neste contexto, a resposta à crise vai ser o teste decisivo para a União Europeia.
Armando Esteves Pereira O breve excedente engolido pela recessão 26.03.2020 Armando Esteves Pereira
O histórico excedente de 2019 foi sol de pouca dura. A pandemia que obriga a uma dolorosa hibernação económica já engoliu esse registo. E com a recessão o diabo regressa para atormentar a economia, as empresas e as famílias. Mesmo depois de terminar a propagação do vírus, continuaremos a sofrer as consequências.
Armando Esteves Pereira A distopia do vírus 19.03.2020 Armando Esteves Pereira
A pandemia do vírus está a mudar a vida das pessoas. É uma guerra que está a provocar uma hibernação da economia com consequências ainda não totalmente conhecidas. Vivemos um tempo que parece ter sido inventado por uma distopia aterradora.
Armando Esteves Pereira O diabo em forma de vírus 12.03.2020 Armando Esteves Pereira
O pânico global provocado pelo novo vírus travou a fundo a economia mundial. O golpe da Arábia Saudita na guerra do petróleo agravou a situação. O turismo foi o primeiro setor no qual se notou o contágio em Portugal, mas as fábricas e as empresas exportadoras já sofrem.
Armando Esteves Pereira O desafio mais decisivo 05.03.2020 Armando Esteves Pereira
No contexto global, Portugal está a marcar passo e a ser ultrapassado por países do Leste que há 16 anos aderiram à UE. Aumentar a velocidade do PIB devia ser a prioridade da economia portuguesa.
Armando Esteves Pereira Comissões bancárias sob pressão 27.02.2020 Armando Esteves Pereira
A banca encontrou nas comissões bancárias o antídoto contra a erosão das receitas do negócio tradicional. Os valores que começam a ser cobrados no MB Way, que são percentualmente elevados face aos valores médios transferidos, desencadearam uma justa revolta dos consumidores.
Armando Esteves Pereira O poder não gosta do Tribunal de Contas 20.02.2020 Armando Esteves Pereira 38
As recentes críticas do presidente da Câmara de Lisboa e do ministro do Ensino Superior ao Tribunal de Contas mostram que o poder continua a não lidar bem com as avaliações da entidade a quem cabe fiscalizar a aplicação do dinheiro dos contribuintes.
Armando Esteves Pereira Tanto barulho para nada 13.02.2020 Armando Esteves Pereira
Há truques políticos que funcionam bem ao primeiro impulso, mas se não tiverem sustentação nem impacto real, acabam por ser desmascarados. Foi o que aconteceu com a anunciada isenção do IRS para estudantes-trabalhadores. É uma boa medida, mas é quase para ninguém.
Armando Esteves Pereira Nova geometria com geringonça 06.02.2020 Armando Esteves Pereira
O Orçamento do Estado para 2020 aprovado com os votos a favor do PS e a abstenção da esquerda ainda tem o código genético da geringonça. Mas já se notam sinais da nova geometria política com algumas medidas aprovadas contra o voto do PS.
Armando Esteves Pereira Matar a galinha dos vistos gold 30.01.2020 Armando Esteves Pereira
O ataque aos vistos gold e o fim do regime de isenção aos reformados estrangeiros são medidas que prejudicam a economia portuguesa. Os preconceitos contra os estrangeiros ricos podem originar leis que agradem a uma parte do eleitorado, mas acabam por empobrecer o país.

Marketing Automation certified by E-GOI