Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O Estado que gasta mais de 100 mil milhões

15.10.2020

O Estado omnipresente na sociedade e na economia portuguesa prevê gastar no próximo ano mais de 100 mil milhões de euros, ou seja, 11,5 milhões de euros em cada hora. Convém não esquecer que a despesa pública será sempre paga pelos contribuintes, mais tarde ou mais cedo.

A mudança que parece vingança

08.10.2020

A não renovação do mandato de Vítor Caldeira no Tribunal de Contas decidida por António Costa, com a bênção de Marcelo Rebelo de Sousa, parece uma retaliação por causa de relatórios do órgão fiscalizador pouco favoráveis aos interesses do Governo.

A crise política fica para depois

01.10.2020

A dramatização sobre a aprovação do Orçamento tem aumentado, mas não há razões para temer uma crise política neste outono. A crise grave e real é a económica, que além de afligir milhões de portugueses irá condicionar o país nos próximos anos.

Chuva de milhões sem segunda oportunidade

24.09.2020

A prometida nova chuva de transferências comunitárias está a ser encarada como a salvação da severa crise em que vivemos. Este país tem um cadastro no uso de fundos europeus que leva o temer a repetição de desperdícios. Mas agora não há segunda oportunidade, nem desculpa para o mau uso destes milhões.

O futebol em crise e a política  

17.09.2020

O apoio de António Costa e Fernando Medina à recandidatura de Luís Filipe Vieira no Benfica provocou justa indignação. A polémica foi tanta que o próprio presidente benfiquista, acossado em vários processos judiciais, veio afastar os políticos. Mas a tentação de os políticos usarem a projeção de futebol e de os dirigentes desportivos aproveitarem as ligações do poder é antiga.

Orçamento com malabarismo

03.09.2020

Antes da apresentação e discussão do Orçamento do Estado para 2021, António Costa ensaiou uma crise política para amarrar os partidos de esquerda na aprovação do documento. Mas este ano ainda será uma crise num copo de água, a tempestade virá depois com a previsível derrapagem das contas públicas.

A lição de Reguengos

30.08.2020

Graças ao relatório da Ordem dos Médicos ficámos a conhecer melhor o horror que aconteceu num lar de Reguengos. A negligência favoreceu a propagação da tragédia. Em vez de olhar para as lições que poderia tirar do relatório, o primeiro-ministro criticou, injustificadamente, a ação da Ordem.

A ressaca antes da retoma

21.08.2020

Há indícios que apontam para o facto de o pior da hibernação da economia já ter passado. Mas os efeitos sociais da crise vão ser ainda mais notados nos próximos meses, como o encerramento de empresas e o desemprego galopante. O caminho para a recuperação económica vai ser doloroso.

Os abutres do Novo Banco

14.08.2020

Em cada caso revelado do Novo Banco há um algoritmo que se repete. Os negócios das vendas forçadas, a preço de saldo, geram imparidades milionárias, suportadas pelo Fundo de Resolução e indiretamente pelos contribuintes. Nós pagamos os lucros dos abutres.

O pecado capital do banqueiro

16.07.2020

A justiça demorou a acusar Ricardo Salgado pelo desastre do BES e do GES, mas o retrato que a acusação faz do antigo dono disto tudo é arrasador. Entre os 65 crimes, o antigo banqueiro, que foi durante anos o homem mais poderoso de Portugal, é indiciado por liderar uma associação criminosa.

Os riscos da sombra do Estado

09.07.2020

O Estado tornou-se omnipresente e omnipotente na economia portuguesa. Esta situação pode evitar agora males maiores, mas é um elevado risco para os contribuintes e para o futuro sustentável da economia portuguesa.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
Publicidade
C•Studio