Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Os tigres de papel alavancados em dívida

10.06.2021

O descalabro da dinastia Espírito Santo foi uma tragédia que estamos a pagar a um preço muito alto. Mas houve um caldo de cultura do poder em Portugal que favoreceu a constituição de império que parecia sólido, mas que ruiu como um castelo de cartas.

A bolha que nem os ingleses viram

03.06.2021

A bolha que estava prevista pelo Governo para os adeptos britânicos que vieram ver a final da Liga dos Campeões rebentou no Porto. A cidade foi invadida e as empresas de turismo beneficiaram de um balão de oxigénio. Com a maior parte da população de risco já vacinada, é tempo de maior abertura do país. As medidas anunciadas por António Costa vão nesse sentido e favorecem a retoma da economia. Mas há que ter cuidado: a saída de Portugal da lista verde britânica é um aviso sério, com graves consequências económicas.

A direita quer o mel, a esquerda tem o pote

27.05.2021

O encontro do Movimento Europa e Liberdade (MEL) teve o mérito de reunir no mesmo fórum os líderes políticos dos partidos de direita com representação parlamentar. A inclusão do Chega gerou polémica, mas a presença quase silenciosa de Passos Coelho acabou por marcar o evento e confirma que ele é o líder de facto deste campo político.

E depois desta retoma?

20.05.2021

O dinheiro da bazuca deverá sustentar a retoma nos próximos anos, mas é importante pensar no futuro e olhar para o maior calcanhar deste país: o Estado mais gordo e mais endividado.

Os chicos-espertos devedores e milionários

14.05.2021

As audições parlamentares aos grandes devedores do Novo Banco, que já custaram uma pesada fatura paga pelos contribuintes, revelam um cortejo de pessoas sem grandes méritos, além dos favores alcançados junto do império Espírito Santo.

Imigrantes reféns de máfias

06.05.2021

O surto em Odemira pôs o foco na situação dos imigrantes das explorações agrícolas do litoral alentejano. Milhares de pessoas vivem em condições indignas, vítimas de redes que ganham fortunas com estes esquemas. Agora já não há desculpa para ignorar este fenómeno. Que não é exclusivo do Sudoeste.

As vítimas do fim das moratórias

29.04.2021

O fim das moratórias de crédito, se não houver mecanismos que sirvam de almofadas para amortecer o choque para milhares de empresas e de famílias, é uma séria ameaça. Por isso, urge encontrar soluções que garantam uma transição sem sobressaltos para o regresso à normalidade.

O negócio do futebol ameaçado

22.04.2021

Só a ideia de um grupo de elite europeu fazer uma competição fechada, excluindo o futebol português, assusta os gestores e os responsáveis que se movem à volta dos negócios da bola. Mesmo tendo abortado o projeto dos tubarões futebolísticos, há outras espadas que ameaçam as contas dos clubes e das SAD do futebol lusitano.

As lições do vendaval do Marquês

15.04.2021

Dos 189 crimes da acusação do Ministério Público no processo Marquês, o juiz Ivo Rosa deixou cair 172. A decisão do magistrado e a lentidão do processo provam que a justiça é pouco eficaz e muito pouco eficiente a combater a corrupção.

Lição esquecida 10 anos depois

09.04.2021

A pandemia mergulhou o país numa nova crise, mas 10 anos após o humilhante resgate externo, Portugal não tem problemas de financiamento. Graças à política do BCE não falta dinheiro fácil e barato. Mas o problema é que parece que ninguém aprendeu a lição com o duro ajustamento imposto.

A eterna condenação dos contribuintes

31.03.2021

A declaração do IRS que começa a ser entregue a partir de hoje é um momento em que cada contribuinte se dá conta da pressão dos impostos na sua vida. O Estado que exige um esforço descomunal às famílias e empresas dá sinais de aumento do endividamento, que será sempre pago com ainda mais impostos.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio