Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Novo Banco desnatado

15.07.2021

Na investigação Cartão Vermelho, confirma-se um assunto que já Luís Filipe Vieira tinha abordado na audição parlamentar do Novo Banco. O seu sócio e amigo “rei dos frangos” comprou os créditos da Imosteps por um sexto do valor.

Onda inflacionista na construção

08.07.2021

Os preços na construção estão a disparar, o que é um problema para a economia, para os investimentos do Estado e para os consumidores. Há debilidades estruturais que ajudam a explicar este fenómeno. O desequilíbrio entre a oferta e a procura abre a porta à entrada em força de empresas espanholas no mercado português.

Berardo e a história trágico-financeira

01.07.2021

O buraco do comendador deixado na Caixa Geral de Depósitos foi uma das razões que obrigaram à recente capitalização do banco público. Os bancos financiaram golpes especulativos e prejudicaram a economia portuguesa. Joe Berardo acabou por ser um chico-esperto que teve azar nos jogos do poder.

Bazuca sob escrutínio preventivo

24.06.2021

Não haverá segunda oportunidade para aproveitar bem o dinheiro dos fundos do PRR. É fundamental haver exigência, transparência e rigor na aplicação desses milhões. Se o país falhar no bom uso destes recursos, estaremos condenados a um agonizante empobrecimento.

Costa é o dono da bola

17.06.2021

O pingue-pongue entre Marcelo e Costa sobre o desconfinamento é um episódio que revela mudanças no tom da coabitação. Mas o primeiro-ministro não tem, por agora, muitas razões para se preocupar.

Os tigres de papel alavancados em dívida

10.06.2021

O descalabro da dinastia Espírito Santo foi uma tragédia que estamos a pagar a um preço muito alto. Mas houve um caldo de cultura do poder em Portugal que favoreceu a constituição de império que parecia sólido, mas que ruiu como um castelo de cartas.

A bolha que nem os ingleses viram

03.06.2021

A bolha que estava prevista pelo Governo para os adeptos britânicos que vieram ver a final da Liga dos Campeões rebentou no Porto. A cidade foi invadida e as empresas de turismo beneficiaram de um balão de oxigénio. Com a maior parte da população de risco já vacinada, é tempo de maior abertura do país. As medidas anunciadas por António Costa vão nesse sentido e favorecem a retoma da economia. Mas há que ter cuidado: a saída de Portugal da lista verde britânica é um aviso sério, com graves consequências económicas.

A direita quer o mel, a esquerda tem o pote

27.05.2021

O encontro do Movimento Europa e Liberdade (MEL) teve o mérito de reunir no mesmo fórum os líderes políticos dos partidos de direita com representação parlamentar. A inclusão do Chega gerou polémica, mas a presença quase silenciosa de Passos Coelho acabou por marcar o evento e confirma que ele é o líder de facto deste campo político.

E depois desta retoma?

20.05.2021

O dinheiro da bazuca deverá sustentar a retoma nos próximos anos, mas é importante pensar no futuro e olhar para o maior calcanhar deste país: o Estado mais gordo e mais endividado.

Os chicos-espertos devedores e milionários

14.05.2021

As audições parlamentares aos grandes devedores do Novo Banco, que já custaram uma pesada fatura paga pelos contribuintes, revelam um cortejo de pessoas sem grandes méritos, além dos favores alcançados junto do império Espírito Santo.

Imigrantes reféns de máfias

06.05.2021

O surto em Odemira pôs o foco na situação dos imigrantes das explorações agrícolas do litoral alentejano. Milhares de pessoas vivem em condições indignas, vítimas de redes que ganham fortunas com estes esquemas. Agora já não há desculpa para ignorar este fenómeno. Que não é exclusivo do Sudoeste.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio