Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Um novo confinamento? II – A perversão

11.05.2020

Como se viu no artigo anterior, a política de confinamento não teve o efeito positivo proclamado sobre as mortes por covid-19. Veremos agora que os efeitos negativos são certos e de grande dimensão o que reforça a necessidade de rejeitar com veemência a política do confinamento.

Um novo confinamento? I – A futilidade

10.05.2020

O estudo sistemático da pandemia actual, com dados reais e não apenas com modelos matemáticos apriorísticos, começa a apontar para a futilidade do confinamento e para a vantagem do modelo de moderado afastamento social como o seguido pelo Suécia.

O futuro da UE

21.04.2020

A produção de mais riqueza que se possa distribuir não está dependente da produção de dinheiro com o BCE ou do federalismo orçamental de Bruxelas, mas do aprofundamento do Mercado Único na área dos serviços.

A política económica para enfrentar o coronavírus

15.03.2020

O risco que se enfrenta não é apenas de saúde pública. O coronavírus parece estar a ser a faísca que incendeia a pólvora que a política económica andou a acumular na última década sob o pretexto do combate à grande crise financeira de 2008.

Referendar a eutanásia?

17.02.2020

Quem está contra deveria estar ciente de que o referendo não será mais do que uma manobra dilatória. O referendo presta-se a manipulações de que os defensores da eutanásia são peritos.

O excedente inevitável

26.01.2020

É do interesse do país manter - e acentuar até - a trajectória de excedente nas contas públicas, por duas razões. Primeiro, para amortizar substancialmente a dívida pública. Segundo, para contribuir para o aumento da poupança nacional.

Paul Volcker e a instabilidade financeira

30.12.2019

Ninguém mais do que Volcker contribuiu para o persistente disfuncionamento do sistema financeiro. A integridade e a independência não bastam quando são postas ao serviço de políticas económicas erradas.

Fazer o mal e a caramunha: quando acabam os juros baixos?

13.10.2019

Porém, as forças para a continuidade dos juros baixos parecem vencer. As tensões e os interesses acumulados são de tal ordem que a inversão traria custos, de curto e médio prazo, que os actuais quadros políticos não comportam.

O balanço que conta

22.09.2019

A balança externa está destinada a sofrer significativos agravamentos que algumas notícias deixam transparecer e que estão já a verificar-se.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio