Cronista
Avelino de Jesus Economista
Avelino de Jesus A epidemia e a renacionalização das cadeias globais de oferta 07.06.2020 Avelino de Jesus
A análise dos efeitos económicos da actual epidemia revela que os problemas surgidos derivam do confinamento - interno e externo - imposto pelos governos e pela própria doença e não da existência de cadeias de oferta globais.
Avelino de Jesus Um novo confinamento? II – A perversão 11.05.2020 Avelino de Jesus 33
Como se viu no artigo anterior, a política de confinamento não teve o efeito positivo proclamado sobre as mortes por covid-19. Veremos agora que os efeitos negativos são certos e de grande dimensão o que reforça a necessidade de rejeitar com veemência a política do confinamento.
Avelino de Jesus Um novo confinamento? I – A futilidade 10.05.2020 Avelino de Jesus 597
O estudo sistemático da pandemia actual, com dados reais e não apenas com modelos matemáticos apriorísticos, começa a apontar para a futilidade do confinamento e para a vantagem do modelo de moderado afastamento social como o seguido pelo Suécia.
Avelino de Jesus O futuro da UE 21.04.2020 Avelino de Jesus
A produção de mais riqueza que se possa distribuir não está dependente da produção de dinheiro com o BCE ou do federalismo orçamental de Bruxelas, mas do aprofundamento do Mercado Único na área dos serviços.
Avelino de Jesus A política económica para enfrentar o coronavírus 15.03.2020 Avelino de Jesus
O risco que se enfrenta não é apenas de saúde pública. O coronavírus parece estar a ser a faísca que incendeia a pólvora que a política económica andou a acumular na última década sob o pretexto do combate à grande crise financeira de 2008.
Avelino de Jesus Referendar a eutanásia? 17.02.2020 Avelino de Jesus
Quem está contra deveria estar ciente de que o referendo não será mais do que uma manobra dilatória. O referendo presta-se a manipulações de que os defensores da eutanásia são peritos.
Avelino de Jesus O excedente inevitável 26.01.2020 Avelino de Jesus 79
É do interesse do país manter - e acentuar até - a trajectória de excedente nas contas públicas, por duas razões. Primeiro, para amortizar substancialmente a dívida pública. Segundo, para contribuir para o aumento da poupança nacional.
Avelino de Jesus Paul Volcker e a instabilidade financeira 30.12.2019 Avelino de Jesus
Ninguém mais do que Volcker contribuiu para o persistente disfuncionamento do sistema financeiro. A integridade e a independência não bastam quando são postas ao serviço de políticas económicas erradas.
Avelino de Jesus Prioridades orçamentais: os casos da segurança e da saúde 25.11.2019 Avelino de Jesus
O acompanhamento dos progressos na medicina obriga ao aumento brutal dos gastos públicos no sector sob pena de agravamento intolerável da desigualdade engendrada pelo crescimento imparável do privado.
Avelino de Jesus Fazer o mal e a caramunha: quando acabam os juros baixos? 13.10.2019 Avelino de Jesus
Porém, as forças para a continuidade dos juros baixos parecem vencer. As tensões e os interesses acumulados são de tal ordem que a inversão traria custos, de curto e médio prazo, que os actuais quadros políticos não comportam.

Marketing Automation certified by E-GOI