Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Bagão Félix - Ex-ministro das Finanças 15 de Junho de 2011 às 11:38

O futuro da agricultura

Em 10 de Junho, o Presidente da República chamou a atenção para a importância da agricultura no nosso futuro. Com plena oportunidade e adequação.

  • Partilhar artigo
  • 7
  • ...
O estado da agricultura é o resultado de anos e anos de abandono. Foi sendo relegada para o fim de quase tudo. Seja pela pouca apetência eleitoral, pois cobre uma população escassa e esquecida, seja porque não tem o "poder de rua" de outros sectores, seja ainda porque o país se virou sofregamente para a "via rápida" do consumo.

Esta perspectiva, aliás, afecta todo o sector primário, sujeito a uma cultura de indiferença e insensibilidade e dizimado pelo êxodo e envelhecimento demográficos. A agricultura foi trocada por euros PAC, a floresta descuidada, o mar desaproveitado.

As estatísticas não reflectem a realidade da terra. O PIB é um indicador imperfeito e incompleto. Não toma em conta a apreciação ou a depreciação dos recursos naturais. Se tal sucedesse, haveria uma maior atenção maior a este sector, pois que os governantes se sentiriam mais escrutinados…

O défice alimentar ronda os 3.000 milhões de euros anuais com uma relação exportações/ importações que em pouco supera os 50%. Com as condições naturais de que usufruímos, é absurdo que importemos muitos bens agrícolas. Num tempo em que Portugal se endivida acima do suportável, a agricultura produz bens transaccionáveis no duplo sentido: evitando importações e aumentando as exportações.

São necessárias políticas públicas de estímulo às novas gerações, de maior investigação agrária, de melhor aproveitamento dos fundos europeus, de reformulação dos seguros, de maior empresarialização agrícola que erradique os défices de organização, gestão e inovação e de um Ministério menos burocrático e mais amigo do investimento nesta área.


Economista e ex-ministro das Finanças em governo PSD/CDS
Assina esta coluna semanalmente à quarta-feira
Ver comentários
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias