Marcelo deu um passo em falso

01.04.2021

O Presidente parece ter agido na convicção de que Costa não iria expor a sua preocupação com o défice numa altura de crise. Esse será o maior risco político na reação de António Costa. Mas o primeiro-ministro tinha de vir a jogo dizer que, afinal, ele ainda é o primeiro-ministro.

Moratórias, o elefante no meio da sala

25.03.2021

A falta de visibilidade sobre o estado real dos cerca de 45 mil milhões de euros em créditos sob moratória é tão grande como a preocupação na banca. A anestesia bancária não vai durar para sempre – e vai ser muito duro acordar.

Contos exemplares: a história da Groundforce

19.03.2021

A Groundforce em apuros não é apenas uma vítima da pandemia. É um caso revelador de um certo capitalismo português e do relacionamento negligente do Estado com os privados.

A Confederação Ilustrativa de Portugal

12.03.2021

A CIP oferece o reflexo perfeito da cultura laboral ainda dominante no país: a que confunde presença no local de trabalho com resultados, que considera a vida familiar dos trabalhadores um empecilho e que continua a travar a progressão das mulheres.

Onde arranjar dinheiro para pagar a crise? Uma pista

05.03.2021

Um olhar avulso pelos títulos na imprensa lembra duas coisas: antes de falarmos em qualquer “imposto solidário” é importante olhar para a despesa. E esta é a cultura de gestão pública que vai administrar quase 50 mil milhões de euros em fundos comunitários nos próximos anos.

Ninguém liga aos miúdos

25.02.2021

A crise grave, e silenciosa, no ensino de milhares de crianças é mais fruto de más decisões políticas do que da pandemia. Os miúdos não votam, os pais são uma minoria adormecida, a política liga pouco. Não há maior sinal de envelhecimento e de decadência do que este.

João Caupers entra num café

19.02.2021

Mais do que o seu posicionamento ideológico, os 47 textos de opinião escritos há uns anos expõem a falta de densidade e sofisticação intelectual do novo presidente do mais alto tribunal do país. A sua ascensão ao topo da instituição ilustra o défice que grassa no Constitucional.

O realismo não assumido de Leão

12.02.2021

A pandemia não acabou com o conservadorismo orçamental, mesmo que ninguém no Governo o queira admitir. A preocupação com o défice e a dívida tira força às medidas de apoio à economia, mas tem mais a ver com realismo do que com ortodoxia míope.

Ver Mais