Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A Segurança Social é um caos e ninguém quer saber

30.10.2020

O relatório avassalador da provedora de Justiça mostra como a máquina da Segurança Social continua por reformar. As falhas penalizam a vida de milhares de pessoas, mas ninguém na política, a começar pelo Governo, elege a reforma destes serviços como uma prioridade.

A responsabilidade esquecida de Costa na viabilização do OE

23.10.2020

A narrativa no Governo e nos media dá mais legitimidade ao tacticismo de António Costa do que ao do BE e do PCP. Mas não só há margem para estes partidos terem uma divergência de fundo sobre o Orçamento, como foi o primeiro-ministro que, num ano de crise inédita, afastou liminarmente outros apoios.

O PS de 2015 não aprovava este Orçamento

16.10.2020

Sem meta do défice para cumprir e com os mercados embalados pelo BCE, o Governo optou pela prudência orçamental à saída de uma crise profunda. É um caminho equilibrado? Sim, para quem põe a sustentabilidade financeira à frente do resto.

A crise política grave não é a do Orçamento

08.10.2020

A forma como foi feita e aceite a substituição do presidente do Tribunal de Contas é mais um sinal de que a verdadeira crise política, hoje, é a ausência deliberada do Presidente da República e da oposição no necessário equilíbrio de poderes.

Quem manda aqui somos nós! (E depois silêncio)

02.10.2020

O recado do embaixador dos Estados Unidos foi mais uma oportunidade perdida para debater a forte concentração do opaco investimento chinês em sectores estratégicos e a influência crescente de Pequim na diplomacia portuguesa.

O mistério dos descontos nas vendas da banca

25.09.2020

Os descontos nas vendas em pacote de créditos e de imóveis feitas pelos bancos - as do Novo Banco são as mais mediáticas mas estão longe de serem as únicas - têm justificações mais planas do que a mera moscambilha. A razão pela qual os bancos vendem assim, também.

Costa não perdeu a cabeça quando apoiou Vieira

18.09.2020

Uma breve revista de imprensa chega para ilustrar que o episódio da comissão de honra de Luís Filipe Vieira não foi um "erro" isolado. Foi uma de várias decisões que mostram o principal fracasso da sua governação, perante a passividade do Presidente da República: a incapacidade, voluntária, de melhorar a frágil qualidade institucional do país.

Subir o salário mínimo num choque sem precedentes?

10.09.2020

Aumentar de forma expressiva o salário mínimo num momento de dureza extrema para milhares de empresas sem apresentar qualquer parecer técnico independente e credível percebe-se mais como uma boa medida de sobrevivência política do que como uma boa medida de política pública.

O relatório esquecido sobre o Novo Banco

04.09.2020

O duríssimo documento publicado pela Comissão Europeia há três anos, e pouco notado em Portugal, será tão ou mais importante do que a auditoria da Deloitte para perceber a situação do Novo Banco e a estratégia geral de fuga às responsabilidades, políticas e regulatórias.

Em Reguengos, uma tragédia recente e problemas antigos

28.08.2020

Todas as crises expõem falhas antigas e a pandemia não é excepção. O caso trágico do lar alentejano, e os problemas noutros lares, põe no espaço público o abandono dos velhos, as falhas da Segurança Social e as consequências reais da colonização política.

As lições da má estratégia da Suécia

06.08.2020

Os números sobre a queda da economia sueca são a peça que faltava para concluir que a opção por não confinar teve custos significativos na saúde sem oferecer uma vantagem significativa na economia. Confinar foi a opção correcta – o que é diferente de dizer que países como Portugal geriram bem o confinamento.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio