Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O mistério dos descontos nas vendas da banca

25.09.2020

Os descontos nas vendas em pacote de créditos e de imóveis feitas pelos bancos - as do Novo Banco são as mais mediáticas mas estão longe de serem as únicas - têm justificações mais planas do que a mera moscambilha. A razão pela qual os bancos vendem assim, também.

Costa não perdeu a cabeça quando apoiou Vieira

18.09.2020

Uma breve revista de imprensa chega para ilustrar que o episódio da comissão de honra de Luís Filipe Vieira não foi um "erro" isolado. Foi uma de várias decisões que mostram o principal fracasso da sua governação, perante a passividade do Presidente da República: a incapacidade, voluntária, de melhorar a frágil qualidade institucional do país.

Subir o salário mínimo num choque sem precedentes?

10.09.2020

Aumentar de forma expressiva o salário mínimo num momento de dureza extrema para milhares de empresas sem apresentar qualquer parecer técnico independente e credível percebe-se mais como uma boa medida de sobrevivência política do que como uma boa medida de política pública.

O relatório esquecido sobre o Novo Banco

04.09.2020

O duríssimo documento publicado pela Comissão Europeia há três anos, e pouco notado em Portugal, será tão ou mais importante do que a auditoria da Deloitte para perceber a situação do Novo Banco e a estratégia geral de fuga às responsabilidades, políticas e regulatórias.

Em Reguengos, uma tragédia recente e problemas antigos

28.08.2020

Todas as crises expõem falhas antigas e a pandemia não é excepção. O caso trágico do lar alentejano, e os problemas noutros lares, põe no espaço público o abandono dos velhos, as falhas da Segurança Social e as consequências reais da colonização política.

As lições da má estratégia da Suécia

06.08.2020

Os números sobre a queda da economia sueca são a peça que faltava para concluir que a opção por não confinar teve custos significativos na saúde sem oferecer uma vantagem significativa na economia. Confinar foi a opção correcta – o que é diferente de dizer que países como Portugal geriram bem o confinamento.

Novo Banco, política velha

30.07.2020

Enquanto a política abre fogo sobre a gestão agressiva e opaca do Novo Banco, e valoriza indícios por enquanto pouco sólidos sobre eventuais ilegalidades, vai criando a ideia conveniente de que a responsabilidade pelas perdas é do Lone Star. Só que a história é mais complicada.

O bom acordo (e o estado da nação)

24.07.2020

A forma como as divisões na Europa têm sido ultrapassadas é uma demonstração do compromisso colectivo em não deixar cair um projecto de que todos beneficiam. Depois deste acordo será mais difícil continuar a responsabilizar a EU pelas nossas falhas.

Nova SBE: modelo americano, governação portuguesa

09.07.2020

Sem mudanças profundas na forma como é regulado o relacionamento entre a Nova SBE e os mecenas privados, o que sobra é um modelo no qual as boas práticas não assentam em boas regras, mas na garantia de que é tudo gente séria.

Dói muito? É “estratégico”, sr. contribuinte

02.07.2020

A TAP é estratégica, a Efacec é estratégica. Com esta palavra mágica os decisores públicos dispensam-se de apresentar o custo e o benefício das opções possíveis para as empresas em apuros, cujos problemas nunca são indissociáveis da influência política. Já aqui estivemos – e aqui continuaremos a estar.

O optimismo de João Leão e a realidade

26.06.2020

Sugerir, como faz o ministro das Finanças, que a crise vai passar mais depressa porque este Governo está a responder melhor do que o de 2011 é o tipo de política que facilmente se vira contra quem a faz. A incerteza é enorme e, nesta fase, é difícil ver como Portugal não levará anos para recuperar desta crise.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio