Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O início do derretimento populacional

30.07.2021

As placas tectónicas da demografia movem-se a ritmo glacial, mas em Portugal já é visível o derretimento. Estamos no grupo de países periféricos e comparativamente mais pobres que lideram no declínio populacional, o que sugere que o problema não está só na natalidade. Os desafios para a política são enormes.

O estado da política da nação

22.07.2021

O primeiro-ministro lidera um degradado Governo minoritário, mas comporta-se com a húbris da total auto-suficiência. Uma crise na política não acontece só quando há instabilidade.

A notícia mais importante de que não ouviu falar

16.07.2021

A acção do Banco Central Europeu tem sido o facto mais importante da vida económica e política de Portugal na última década. A mudança na estratégia do BCE, anunciada na semana passada, é por isso uma notícia grande – ainda que por cá mal tenhamos dado por ela.

A morte silenciosa da responsabilidade política

09.07.2021

É penoso ter de explicar por que razão o acidente com o carro do ministro Eduardo Cabrita é um caso político, mas em Portugal chegámos a uma espécie de zénite da desresponsabilização dos governantes. A responsabilidade política está tão morta como a nossa exigência.

Berardo e os cacos de uma guerra, 14 anos depois

01.07.2021

A detenção de Berardo é uma nova fase, tardia, do apanhar dos cacos da guerra de poder no BCP: a fase judicial. É, também, uma demonstração exemplar da dificuldade que existe em Portugal para apurar e depois punir este tipo de conduta por parte de pessoas bem colocadas.

“Até quando vai durar a pandemia?”

24.06.2021

Antes estávamos a proteger as vidas dos mais velhos, totalmente expostas a estas doenças. Mas, ao restringir liberdades de movimentos e de poder ganhar a vida, estamos hoje a proteger exactamente o quê?

Crónica de uma factura anunciada

18.06.2021

A comissão de inquérito ao Novo Banco não mudou o essencial da história conhecida: a resolução de um banco como o BES, no enquadramento regulatório em que vivemos, nunca se faria sem o envolvimento massivo de recursos públicos, ainda que a título de “empréstimo”.

SNS Norte vs. SNS Lisboa: um contraste escandaloso

11.06.2021

Antes da pandemia, já conhecíamos o custo público e social do contraste gritante entre a gestão da saúde no Norte e a desorganização em Lisboa. Agora ficámos a conhecer o custo brutal em vidas humanas. Nada disto parece causar escândalo, nem pressão para mudar.

O país não é dos anos 90, mas a fraude também não

04.06.2021

O tempo dos empresários que compravam jipes com as verbas do Fundo Social Europeu não desapareceu por completo, mas os esquemas com fundos europeus são hoje menos primários – e mais difíceis de apanhar por entidades públicas demasiado formalistas e sobrecarregadas.

Isto não é a Santa Casa

27.05.2021

O episódio da nova raspadinha do património não é só um exemplo de má política pública – é mais um sinal que ajuda a compor um retrato da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Nuno Vasconcellos: nem dinheiro, nem vergonha

21.05.2021

Calotes de centenas de milhões, activos desviados, impunidade e vida boa no Brasil. Ontem, Nuno Vasconcellos esfregou tudo isto na cara do Parlamento e do país. A história da sua malograda Ongoing é especial - e continua por escrever.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio