Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes Dói muito? É “estratégico”, sr. contribuinte 02.07.2020 Bruno Faria Lopes
A TAP é estratégica, a Efacec é estratégica. Com esta palavra mágica os decisores públicos dispensam-se de apresentar o custo e o benefício das opções possíveis para as empresas em apuros, cujos problemas nunca são indissociáveis da influência política. Já aqui estivemos – e aqui continuaremos a estar.
Bruno Faria Lopes O optimismo de João Leão e a realidade 26.06.2020 Bruno Faria Lopes
Sugerir, como faz o ministro das Finanças, que a crise vai passar mais depressa porque este Governo está a responder melhor do que o de 2011 é o tipo de política que facilmente se vira contra quem a faz. A incerteza é enorme e, nesta fase, é difícil ver como Portugal não levará anos para recuperar desta crise.
Bruno Faria Lopes A emergência na educação não é tema em Portugal 18.06.2020 Bruno Faria Lopes 86
No país em que o atraso na educação é ainda o grande obstáculo ao crescimento, que já abriu centros comerciais, salas de espectáculos e a liga de futebol, e que vai permitir um festival de verão ao PCP, seria de esperar que o abandono do ensino fosse um assunto nacional. Não é.
Bruno Faria Lopes O que é que a Europa alguma vez fez por nós? 11.06.2020 Bruno Faria Lopes
Dois terços das medidas do Governo contra a crise este ano são financiadas por fundos europeus. Como naquela cena clássica dos Monty Python, há um contraste entre a importância concreta da Europa para os portugueses e a forma como boa parte da política e da opinião publicada destratam o projecto europeu.
Bruno Faria Lopes Momento histórico na Europa? Calma 28.05.2020 Bruno Faria Lopes
A proposta da Comissão Europeia e o apoio do BCE mostram que o projecto europeu está vivo. Mas, indo além da chuva dos milhões que atraem as manchetes, há ainda muito para ser definido e negociado antes de se falar em “Plano Marshall”.
Bruno Faria Lopes O problema por resolver chama-se Montepio 21.05.2020 Bruno Faria Lopes 217
Enquanto o tema do Novo Banco domina a agenda, na sombra vai crescendo o maior problema que o Governo tem para resolver no sector financeiro: o universo Montepio. A bomba está na Associação Mutualista e o detonador está no banco Montepio.
Bruno Faria Lopes Isto não é só uma novela: é um aviso 15.05.2020 Bruno Faria Lopes
O episódio sobre o Novo Banco revela como um primeiro-ministro e um Presidente da República transaccionam apoios e fogem confortavelmente às suas responsabilidades, com a bênção do maior partido da oposição e a tolerância de boa parte da indústria do comentário. É um sinal, mais um, de degradação institucional.
Bruno Faria Lopes O desafio dos juízes alemães aos políticos europeus 07.05.2020 Bruno Faria Lopes
Ao dar um tiro no “whatever it takes” do BCE, a sentença do Tribunal Constitucional alemão é um desafio para os governantes europeus deixarem de usar o biombo do BCE como meio de fuga à sua responsabilidade de completar a união económica e monetária. O risco daqui para a frente será maior.
Bruno Faria Lopes A quarentena foi a opção política certa 29.04.2020 Bruno Faria Lopes
A opção do Governo em Março e Abril não deve ser discutida só nos planos da ciência e da economia – no plano moral, e político, confinar foi a decisão correcta. Daqui para a frente as questões morais serão mais difíceis – e as respostas mais desconfortáveis.
Bruno Faria Lopes As garantias de Costa e os equívocos sobre austeridade 23.04.2020 Bruno Faria Lopes 25
Austeridade não é disciplina orçamental, nem é o mesmo que faz o sector privado. É uma política pública, que o primeiro-ministro de um país pequeno, sobreendividado e periférico não está em condições de travar apenas pela força do seu discurso ou da sua vontade.

Marketing Automation certified by E-GOI