Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes Poderá? 16.05.2019 Bruno Faria Lopes
Estes são títulos e passagens da imprensa dos últimos dois anos. Cenas do país onde, enquanto ardem todos os factores que alimentam os receados populismos anti-sistema, os líderes dos partidos políticos tradicionais se auto-congratulam com o seu contributo para que Portugal seja a "excepção" europeia.
Bruno Faria Lopes Uma direita de nabos contra o "artista" 09.05.2019 Bruno Faria Lopes
Um dos efeitos da crise foi tornar o equilíbrio das contas públicas num valor em si para o eleitorado. Os erros crassos no dossiê dos professores retiram autoridade ao PSD e ao CDS nesta área e dão um escudo ao PS contra ataques às suas escolhas políticas.
Bruno Faria Lopes O vencedor do debate das europeias? A abstenção 02.05.2019 Bruno Faria Lopes
Foram precisos 47 minutos para chegar a uma questão sobre política europeia e uma hora e meia para ouvir da boca dos candidatos o que faz um eurodeputado.
Bruno Faria Lopes O futuro da política depois do défice "histórico" 25.04.2019 Bruno Faria Lopes
Numa cultura que em 45 anos de democracia nunca viu contas equilibradas percebe-se o realce dado ao défice de 0,5%. O resultado é positivo? Sim. Mas não só não é extraordinário no contexto europeu, como está longe de significar o fim dos trabalhos nas contas públicas, como sinalizou Centeno esta semana.
Bruno Faria Lopes A CGTP e o PCP estão a perder combustível 17.04.2019 Bruno Faria Lopes
A "pior turbulência social em quatro anos de governação socialista", como lhe chama a agência Reuters, foi conseguida por 600 pessoas organizadas num sindicato criado há apenas um ano.
Bruno Faria Lopes A outra reforma da Segurança Social 11.04.2019 Bruno Faria Lopes 47
Kafka está vivo e trabalha nos serviços da Segurança Social. Os atrasos, erros e falhas múltiplas causam prejuízo de tempo e dinheiro a milhares de pessoas, minam a confiança no Estado e o objectivo de diminuir desigualdades. A reforma mais importante não é a das pensões: é a da máquina que as processa.
Bruno Faria Lopes Nepotismo? Não há lei que substitua o bom senso 04.04.2019 Bruno Faria Lopes
A lição da semana vai para o secretário de Estado demissionário: em vez de ter contratado o primo deveria ter esperado que um amigo no governo o tivesse feito. A hipocrisia do PS e do Governo ilustra como é difícil fazer leis contra a nomeação desbragada de familiares.
Bruno Faria Lopes Os portugueses querem uma carga fiscal recorde 28.03.2019 Bruno Faria Lopes
Não é por acaso que o Governo cumpriu o mínimo no alívio fiscal.
Bruno Faria Lopes A maior história na economia portuguesa 21.03.2019 Bruno Faria Lopes
A influência cada vez maior dos grandes fundos de "private equity", que agem sobretudo como abutres, é uma das grandes histórias em curso na economia portuguesa. Entre benefícios e custos, a presença destes fundos, tal como dos investidores chineses, demonstra as marcas duradouras deixadas pela crise.
Bruno Faria Lopes Muito "estatuto", pouca responsabilidade 14.03.2019 Bruno Faria Lopes
O prejuízo desta enraizada cultura de desresponsabilização está à vista: engole os próprios acionistas e gestores que a promoveram, destrói valor e postos de trabalho na economia privada e, no caso dos bancos, é ainda um sorvedouro de dinheiro público.

Marketing Automation certified by E-GOI