Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes A lição do burocrata Carlos Costa 19:50 Bruno Faria Lopes
O governador do Banco de Portugal teve sorte no percurso na banca, mas azar na chegada a supervisor - a crise histórica exigiu demasiado do seu perfil burocrata e levou a um reexame das práticas de gestão bancária no passado, incluindo as suas.
Bruno Faria Lopes Não são os privados o problema da ADSE 14.02.2019 Bruno Faria Lopes 290
A política encontrou uma forma fácil de traduzir o conflito negocial entre a ADSE e os grupos privados de saúde: a culpa é dos "privados que só pensam no lucro".
Bruno Faria Lopes O medo de Centeno e o espírito dos animais 07.02.2019 Bruno Faria Lopes
A reacção do ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo às previsões de Bruxelas demonstra o receio sobre a viragem da economia. A travagem abrupta do crescimento na zona euro está a tornar a incerteza na emoção dominante.
Bruno Faria Lopes Quem quer (mesmo) apurar responsáveis na Caixa? 31.01.2019 Bruno Faria Lopes
Revelada a bomba da auditoria à Caixa, o ministro das Finanças pede à administração do banco e ao regulador que identifiquem os responsáveis. Só podemos estar cépticos. O incentivo da pequena elite que cruza a política e os negócios, e que liga a Caixa do passado ao poder no presente, é a autopreservação.
Bruno Faria Lopes A banca que se dizia moderna, mas que era arcaica 24.01.2019 Bruno Faria Lopes
Gostava de acreditar em Paulo Macedo quando diz que o relatório final de auditoria aos maus créditos da Caixa é "substancialmente diferente" da versão preliminar. Mas não consigo. Isso significaria um desfecho "substancialmente diferente" deste filme e nós, que somos produtores deste filme, já sabemos como termina: o contribuinte morre no final. 
Bruno Faria Lopes Costa está a mudar o discurso na economia 17.01.2019 Bruno Faria Lopes
O ministro da Economia e o primeiro-ministro falaram esta semana sobre "um novo ciclo económico" e sobre o risco de "pneumonia" da economia portuguesa. Os sinais de viragem da conjuntura europeia estão a mudar a narrativa política do Governo - e têm impacto no jogo político em ano eleitoral.
Bruno Faria Lopes Marcelo deveria vetar o arrastão do Fisco 11.01.2019 Bruno Faria Lopes 53
O provável acesso do Fisco aos saldos das contas bancárias acima de 50 mil euros é feito sem que o Governo tenha explicado como se resolveu o descontrolo nos acessos aos dados dentro do Fisco. E o interesse público da medida parece inferior ao dano causado por mais uma cedência de informação privada.
Bruno Faria Lopes Na vaga de greves vê-se o legado da crise 03.01.2019 Bruno Faria Lopes
No Estado ou no setor privado, a contestação laboral não é só estratégia pré-eleitoral das corporações e dos sindicatos - é um reflexo claro dos efeitos duradouros da crise. Esta sombra é um dos maiores obstáculos à pretensão do PS em conseguir uma maioria absoluta.
Bruno Faria Lopes O negócio do momento em Portugal? O malparado 29.11.2018 Bruno Faria Lopes
As vendas de créditos problemáticos dos bancos a fundos abutre triplicaram em 2018. Os decisores públicos só enaltecem as vantagens, mas há riscos e consequências que merecem atenção.
Bruno Faria Lopes Ganhar por 10-0 nem sempre é o melhor resultado  15.11.2018 Bruno Faria Lopes
A evidente vitória negocial europeia nas negociações do Brexit é, também, uma estratégia que arrisca uma crise grave para todos.

Marketing Automation certified by E-GOI