Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes Costa está a mudar o discurso na economia 17.01.2019 Bruno Faria Lopes
O ministro da Economia e o primeiro-ministro falaram esta semana sobre "um novo ciclo económico" e sobre o risco de "pneumonia" da economia portuguesa. Os sinais de viragem da conjuntura europeia estão a mudar a narrativa política do Governo - e têm impacto no jogo político em ano eleitoral.
Bruno Faria Lopes Marcelo deveria vetar o arrastão do Fisco 11.01.2019 Bruno Faria Lopes 51
O provável acesso do Fisco aos saldos das contas bancárias acima de 50 mil euros é feito sem que o Governo tenha explicado como se resolveu o descontrolo nos acessos aos dados dentro do Fisco. E o interesse público da medida parece inferior ao dano causado por mais uma cedência de informação privada.
Bruno Faria Lopes Na vaga de greves vê-se o legado da crise 03.01.2019 Bruno Faria Lopes
No Estado ou no setor privado, a contestação laboral não é só estratégia pré-eleitoral das corporações e dos sindicatos - é um reflexo claro dos efeitos duradouros da crise. Esta sombra é um dos maiores obstáculos à pretensão do PS em conseguir uma maioria absoluta.
Bruno Faria Lopes O negócio do momento em Portugal? O malparado 29.11.2018 Bruno Faria Lopes
As vendas de créditos problemáticos dos bancos a fundos abutre triplicaram em 2018. Os decisores públicos só enaltecem as vantagens, mas há riscos e consequências que merecem atenção.
Bruno Faria Lopes Ganhar por 10-0 nem sempre é o melhor resultado  15.11.2018 Bruno Faria Lopes
A evidente vitória negocial europeia nas negociações do Brexit é, também, uma estratégia que arrisca uma crise grave para todos.
Bruno Faria Lopes 2018, o ano da questiúncula 08.11.2018 Bruno Faria Lopes
Este tem sido um ano pródigo em casos tipo José Silvano. Chamar-lhes “questiúnculas” – e trata-los com ar de impunidade ou de gozo, como fazem Rui Rio, Carlos César ou António Costa – é não compreender o tremendo peso simbólico que têm para a população.
Bruno Faria Lopes O regime apoia Tomás Correia (e ninguém se espanta) 01.11.2018 Bruno Faria Lopes 46
O homem que deveria ter dificuldades em ter apoios para se recandidatar à liderança do universo Montepio consegue ter o regime em peso a seu lado.
Bruno Faria Lopes Atirar medidas ao ar no arrendamento (e depois rezar) 25.10.2018 Bruno Faria Lopes 60
Ler uma passagem de um debate em 1972 e perceber como são hoje desenhadas as medidas para a habitação é um exercício que ajuda a perceber a resistência do atraso português na definição de boas políticas públicas.
Bruno Faria Lopes A direita está perdida no labirinto de Centeno 18.10.2018 Bruno Faria Lopes 20
PSD e CDS querem menos IRS, mais progressões para professores, menos impostos indirectos, mais para a Saúde, mais investimento – tudo enquanto, nas palavras de Rui Rio, se consegue um “pequeno excedente orçamental”.
Bruno Faria Lopes Eleitoralismo 2.0. (versão pós-troika) 16.10.2018 Bruno Faria Lopes
É tentador, mas redutor, rotular esta proposta de Orçamento do Estado de eleitoralista. A margem dada pela economia continua a baralhar as leituras sobre a política orçamental.