Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes O vírus, o euro e a Geringonça 2.0. 27.03.2020 Bruno Faria Lopes
O reforço inédito do papel do Estado, e o consequente endividamento, vão mexer profundamente na política portuguesa e europeia. Por cá, o vírus deverá vitimar o consenso do PS à esquerda - na zona euro será um teste difícil à coesão Norte/Sul.
Bruno Faria Lopes Depois do primeiro excedente pode vir o maior défice 19.03.2020 Bruno Faria Lopes
Numa economia paralisada a resposta imediata é um resgate público a empresas e famílias, com dinheiro que não será recuperado. Depois virá o estímulo. A conta não é suportável sem apoio europeu. Os sinais são bons, mas a política pós-coronavírus é difícil de prever.
Bruno Faria Lopes Coronavírus: o choque não é temporário 12.03.2020 Bruno Faria Lopes
Conter o vírus de forma agressiva faz-se necessariamente com medidas que matam a economia. O choque pode vir a ser temporário em sentido estrito, mas a sua intensidade arrisca virar o ciclo económico - e deixar marcas permanentes em Portugal e no mundo.
Bruno Faria Lopes Portas giratórias e regulação (agora com números) 05.03.2020 Bruno Faria Lopes
A tese de doutoramento pioneira que a vice-presidente da Transparência e Integridade defendeu esta semana quantifica a extensão de uma prática que mina, efectivamente, a independência formal das entidades reguladoras perante aqueles que tem o dever de escrutinar – e o poder político.
Bruno Faria Lopes Mais uma voltinha no carrossel do Novo Banco 27.02.2020 Bruno Faria Lopes 26
A apresentação das facturas do Novo Banco ao Fundo de Resolução - e os pedidos do fundo ao Orçamento do Estado - transformou-se num ritual anual. Este é um ritual incómodo para a política e escandaloso para os cidadãos, mas por esta altura já não é uma surpresa.
Bruno Faria Lopes Centeno no Banco de Portugal? É mau, mas é “normal” 20.02.2020 Bruno Faria Lopes
Se o trânsito constante de administradores entre a banca e o Banco de Portugal não é motivo de comoção, menos ainda seria o desejo de um ministro das Finanças em ser governador.
Bruno Faria Lopes O vírus que mostra o peso (e as limitações) da China 14.02.2020 Bruno Faria Lopes
Na epidemia da SARS em 2003, a China valia 4% do PIB mundial. Actualmente vale mais de 17%. O coronavírus pode não vir a ter um impacto económico grande, mas o risco é hoje maior do que há 17 anos.
Bruno Faria Lopes Lisboa 2020: a “cidade verde” contra os seus moradores 06.02.2020 Bruno Faria Lopes
Ter razão nos objectivos macro de tirar os carros das cidades não chega para dispensar a Câmara de Lisboa de envolver os seus munícipes no desenho micro das políticas públicas.
Bruno Faria Lopes O regabofe nos Eurobics deixa perguntas por responder 30.01.2020 Bruno Faria Lopes 23
Departamentos de compliance sem meios. Operações suspeitas sem escrutínio. Decisões sem registo escrito. Os relatórios de inspecção do Banco de Portugal sobre o EuroBic, o BPA Europa e o BNI mostram como Portugal foi um ponto crucial no branqueamento de capitais angolanos.
Bruno Faria Lopes Na lavandaria Portugal vai seguir tudo igual 23.01.2020 Bruno Faria Lopes
A relação amoral e assimétrica que Portugal teve até aqui com a cleptocracia de Angola foi uma escolha de uma parte substancial da elite portuguesa. Essa escolha ditou um apoio sistémico que não vai desaparecer com o momento “Ricardo Salgado” de Isabel dos Santos.

Marketing Automation certified by E-GOI