Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes A maior história na economia portuguesa 21.03.2019 Bruno Faria Lopes
A influência cada vez maior dos grandes fundos de "private equity", que agem sobretudo como abutres, é uma das grandes histórias em curso na economia portuguesa. Entre benefícios e custos, a presença destes fundos, tal como dos investidores chineses, demonstra as marcas duradouras deixadas pela crise.
Bruno Faria Lopes Muito "estatuto", pouca responsabilidade 14.03.2019 Bruno Faria Lopes
O prejuízo desta enraizada cultura de desresponsabilização está à vista: engole os próprios acionistas e gestores que a promoveram, destrói valor e postos de trabalho na economia privada e, no caso dos bancos, é ainda um sorvedouro de dinheiro público.
Bruno Faria Lopes Quatro provocações sobre o Novo Banco 07.03.2019 Bruno Faria Lopes
O Lone Star está a fazer o que o Governo quer, o custo final pode não ser tão alto, a venda era a solução menos má - e a auditoria ao BES vai dar respostas curtas.
Bruno Faria Lopes A indisfarçável protecção do PS a Tomás Correia 28.02.2019 Bruno Faria Lopes
O insólito passa-ao-outro-e-não-ao-mesmo entre o Governo e o regulador ASF tem à superfície uma explicação jurídica: apesar de existir uma lei novinha em folha, já alterada pela porta do cavalo, ninguém se entende sobre o que esta diz a propósito da avaliação da idoneidade.
Bruno Faria Lopes A lição do burocrata Carlos Costa 21.02.2019 Bruno Faria Lopes
O governador do Banco de Portugal teve sorte no percurso na banca, mas azar na chegada a supervisor - a crise histórica exigiu demasiado do seu perfil burocrata e levou a um reexame das práticas de gestão bancária no passado, incluindo as suas.
Bruno Faria Lopes Não são os privados o problema da ADSE 14.02.2019 Bruno Faria Lopes 465
A política encontrou uma forma fácil de traduzir o conflito negocial entre a ADSE e os grupos privados de saúde: a culpa é dos "privados que só pensam no lucro".
Bruno Faria Lopes O medo de Centeno e o espírito dos animais 07.02.2019 Bruno Faria Lopes
A reacção do ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo às previsões de Bruxelas demonstra o receio sobre a viragem da economia. A travagem abrupta do crescimento na zona euro está a tornar a incerteza na emoção dominante.
Bruno Faria Lopes Quem quer (mesmo) apurar responsáveis na Caixa? 31.01.2019 Bruno Faria Lopes
Revelada a bomba da auditoria à Caixa, o ministro das Finanças pede à administração do banco e ao regulador que identifiquem os responsáveis. Só podemos estar cépticos. O incentivo da pequena elite que cruza a política e os negócios, e que liga a Caixa do passado ao poder no presente, é a autopreservação.
Bruno Faria Lopes A banca que se dizia moderna, mas que era arcaica 24.01.2019 Bruno Faria Lopes
Gostava de acreditar em Paulo Macedo quando diz que o relatório final de auditoria aos maus créditos da Caixa é "substancialmente diferente" da versão preliminar. Mas não consigo. Isso significaria um desfecho "substancialmente diferente" deste filme e nós, que somos produtores deste filme, já sabemos como termina: o contribuinte morre no final. 
Bruno Faria Lopes Costa está a mudar o discurso na economia 17.01.2019 Bruno Faria Lopes
O ministro da Economia e o primeiro-ministro falaram esta semana sobre "um novo ciclo económico" e sobre o risco de "pneumonia" da economia portuguesa. Os sinais de viragem da conjuntura europeia estão a mudar a narrativa política do Governo - e têm impacto no jogo político em ano eleitoral.

Marketing Automation certified by E-GOI