Cronista
Camilo Lourenço Analista de Economia

Camilo Lourenço é licenciado em Direito Económico pela Universidade de Lisboa. Passou ainda pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque e University of Michigan, onde fez uma especialização em jornalismo financeiro. Passou também pela Universidade Católica Portuguesa. 

 

Camilo Lourenço A descomunal “lata” de João Galamba 21:30 Camilo Lourenço
Porque é que nuns casos o governo do dr. Galamba é tão “corajoso” e na concessão do lítio se mostra tão fraquinho? Não será porque gente próxima do Partido Socialista, interessada no negócio vê na prospeção do lítio um bom negócio?
Camilo Lourenço O Augusto Santos Silva das Finanças 11.11.2019 Camilo Lourenço 334
Já perdi a conta às vezes em que defendi que um ministro das Finanças não se pode pôr ao nível de um Augusto Santos Silva, o superlativo dos ministros-vendedores-da-banha-da-cobra, com tendência a fugir o pé para o chinelo.
Camilo Lourenço A crise do Bloco... de que não se fala 10.11.2019 Camilo Lourenço 500
O Bloco sabe muito bem o que se passa no Novo Banco. O dinheiro que está a ser injetado no banco foi decidido nos tempos em que o Bloco dormia com o PS no governo.
Camilo Lourenço As contas públicas continuam no fio da navalha 07.11.2019 Camilo Lourenço 224
A Comissão Europeia apresentou ontem as previsões económicas de outono. No que toca a Portugal, o país focou-se nas taxas de crescimento: cresce mais? Cresce menos? Quem é mais otimista, a Comissão ou o governo?
Camilo Lourenço O dr. Louçã e a Esquerda faz de conta 06.11.2019 Camilo Lourenço 392
Não deixa de ser irónico ver alguém que aceitou um poleiro no Banco de Portugal (ao que o dr. Costa chegou …) criticar o dinheiro que o Estado injetou nos bancos, com o patrocínio do mesmo banco central.
Camilo Lourenço Manipulação orçamental… sponsored by Brussels 05.11.2019 Camilo Lourenço 208
Há um tema recorrente nesta coluna: os elogios da Comissão Europeia à política orçamental portuguesa, feitos pelos senhores Moscovici e Juncker. A verdade é que Portugal tem feito pouco para consolidar as finanças públicas tendo em conta a bonança económica.
Camilo Lourenço O Socialismo empobrece! 04.11.2019 Camilo Lourenço 741
Tudo isto é uma desculpa do PS: o governo precisa de receita fiscal para suportar a despesa corrente em 2020 (a economia está a arrefecer, logo é preciso ir buscar receita a outro lado).
Camilo Lourenço A ministra que (não) quer “fazer coisas” 03.11.2019 Camilo Lourenço 346
Eu vou arriscar uma previsão: daqui por 4 anos a Administração Pública vai estar na mesma. Ou pior (a gastar mais, mas com o mesmo nível de serviço)
Camilo Lourenço O Programa do Governo tresanda a Estado 30.10.2019 Camilo Lourenço 506
No universo dos que viram o debate, os que votaram PS e vivem à sombra do orçamento sorriram. Os que querem menos Estado ficaram preocupados: vamos ter mais quatro anos em que só faltará o Estado dormir connosco na cama. E o crescimento? Vai ser medíocre.
Camilo Lourenço Foi você que votou no saque fiscal? 29.10.2019 Camilo Lourenço 887
Tudo somado, esta conversa quer dizer uma coisa: os impostos vão subir. E vão subir para aqueles que o Governo considera “ricos”. Sendo que a definição de rico é algo que depende dos complexos ideológicos do PS e partidos com quem quer continuar a namorar: PCP e Bloco.

Marketing Automation certified by E-GOI