Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

JM: a família é sagrada?

Há algum mal no facto de uma empresa ser controlada por uma família? Depende. É tudo uma questão de saber se nesse círculo familiar existem as "skills" suficientes para a empresa criar valor. Em Portugal uma das empresas onde a questão se coloca é...

  • Partilhar artigo
  • 13
  • ...
Há algum mal no facto de uma empresa ser controlada por uma família? Depende. É tudo uma questão de saber se nesse círculo familiar existem as "skills" suficientes para a empresa criar valor.

Em Portugal uma das empresas onde a questão se coloca é a Jerónimo Martins, dominada pela família Soares dos Santos. Em 2001, no meio de grandes problemas, o grupo foi buscar Luís Palha da Silva para CFO. O gestor, pouco dado a mediatismos e um "executor", foi o principal responsável pela reviravolta do grupo. De tal forma que três anos depois chegou a CEO. Foi sob a sua batuta que o grupo ultrapassou problemas da Polónia, reposicionou a cadeia Pingo Doce e tornou-se numa das "darlings" da Bolsa.

As suas qualidades de gestor são frequentemente enaltecidas (v.g. quando o seu nome foi falado para o cargo de "chairman" da Cimpor...). Daí o receio com que o mercado olha o futuro da JM, depois de se ficar a saber que Palha da Silva vai ceder o lugar de CEO a Pedro Soares dos Santos: as acções caíram e pelo menos uma casa de investimento (Espírito Santo Equity Research) não gostou. Significa isto que a JM vai interromper a criação de valor dos últimos anos? É difícil dizer. Mas não é bom sinal ver analistas de a sugerirem que são sobretudo aspectos familiares a nortearem a decisão. Há outros casos, parecidos? Há. Mas não tiveram os problemas (recentes) deste grupo.

E se as coisas correrem mal ter-se-á dado um passo atrás num dos problemas que mais afecta as empresas portuguesas: a passagem de testemunho de uma gestão assente na família… para uma gestão entregue a profissionais "de fora", com elevados níveis de competência.

camilolourenco@gmail.com




Ver comentários
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias