Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Camilo Lourenço camilolourenco@gmail.com 15 de Novembro de 2011 às 23:30

O perigo da segregação das empresas

A fileira dos "indignados" com o corte dos subsídios de Natal e de férias dos trabalhadores do Estado está a engrossar: ao Presidente juntou-se Manuela Ferreira Leite e Rui Rio.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...
A fileira dos "indignados" com o corte dos subsídios de Natal e de férias dos trabalhadores do Estado está a engrossar: ao Presidente juntou-se Manuela Ferreira Leite e Rui Rio. Todos eles defendem que se devia amputar um subsídio no sector privado para salvar um dos subsídios dos funcionários do Estado.

E enquanto o país assiste a este ping-pong, assuntos mais importantes ficam por tratar. Entre eles a sobrevivência das empresas portuguesas. Por exemplo, o estrangulamento do financiamento bancário coloca sérios problemas à expansão das empresas no exterior. Estão neste caso as empresas com presença no mercado externo mas sede em Portugal e que são olhadas de lado por quem, lá fora, tem dinheiro para emprestar.

Dois exemplos: se a PT e/ou a EDP (ou outras empresas sujeitas a concorrência externa) tivessem a sua sede no exterior, isso não as beneficiava no acesso a financiamento… e a financiamento mais barato? Sem dúvida. É exequível? Dificilmente: imagine-se o impacte nas contas do Estado (menos IRC) e na imagem (a acusação de "traidor" seria a mais simpática…)

Mas vale a pena perguntar se as empresas, por amor ao país, devem continuar a ser prejudicadas. Sobretudo porque se trata de entidades que, concorrendo nos mercados internacionais, saem prejudicadas no custo do capital.

Numa altura em que se discute o OE 2012 é mais importante que os partidos, o Presidente, ex-governantes e outros políticos pensem nisto… em vez de pensarem na sua popularidade. E que se foquem apenas num ponto: o país precisa, rapidamente, de pôr a casa em ordem, sob pena de estar a prejudicar quem cria riqueza e postos de trabalho.


Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias