Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Camilo Lourenço camilolourenco@gmail.com 30 de Setembro de 2011 às 11:52

Para que serve um Presidente?

Cavaco Silva é conhecido como o político que mais eleições ganhou em Portugal.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 30
  • ...
Cavaco Silva é conhecido como o político que mais eleições ganhou em Portugal. Durante algum tempo, acreditei que isso se devia ao facto de saber jogar no tabuleiro económico. Enganei-me. E a entrevista à TVI mostrou porquê: Cavaco não arrisca, não nada para fora de pé.

Isso não é novidade, dirá o leitor; ele fez sempre isso. É verdade, mas em parte. No primeiro mandato, fez tudo para garantir... o segundo mandato. Isso explica as meras "coceguinhas" que fez a Sócrates quando este levava o País para o precipício onde está.

Agora que não tem nada a perder (não há terceiro mandato), Cavaco podia nadar para fora de pé. Mas não: na referida entrevista, a certa altura criticou a sra. Merkel por advogar a perda de soberania de quem vive no euro. Como? Então os disparates da Madeira não afectam tanto o continente como os disparates do continente afectam um alemão... ou espanhol? Se assim é, o mínimo que se pode pedir numa união monetária é que toda a gente coloque parte da sua soberania numa "pool" comum. Se já fazemos isso com a moeda (com o BCE), porque não fazer com os orçamentos nacionais?

Cavaco tem medo das críticas? "So what"? Um Líder passa por cima disso, toma a dianteira, aponta o caminho! Preparando o país para novas ideias. Imagine-se se um dia destes a Europa avança para a união financeira da noite para o dia? O que vai dizer Cavaco ao País? Que não concorda? Ou faz de conta que não criticou a perda de soberania? Não precisamos de "Followers", sr. Presidente, precisamos de "Leaders".


Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias