Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Que Justiça é esta?

Estava eu a ler o editorial de 4ª feira do "Negócios" (Free Sócrates) e dei comigo a pensar

  • Assine já 1€/1 mês
  • 23
  • ...
Estava eu a ler o editorial de 4ª feira do "Negócios" (Free Sócrates) e dei comigo a pensar quanto tempo teríamos de esperar até aparecer uma opinião diferente da do director: se confiamos na Justiça, há muita gente que tem de pedir desculpa a Sócrates. A "resposta" chegou ontem, pelo Público, onde se lia que os procuradores que investigaram o caso Freeport só não ouviram o primeiro-ministro por falta de tempo: a PGR fixou o dia 25 de Julho como o prazo limite para os procuradores encerrarem o inquérito, sabendo-se que estes receberam o relatório da Polícia Judiciária a 21 de Junho.

É por estas e por outras que a nossa Justiça ainda vai cair de podre, como diz Pedro Guerreiro. Porque das duas uma: ou os órgãos judiciários fizeram o seu trabalho e, ao constituírem arguidos Charles Smith e Manuel Pedro estavam convictos do que faziam (e aí calam-se); ou acham que o trabalho ficou incompleto, seja porque razão for (pressão política, falta de tempo, sendo que esta última não deixa de causar estranheza, porque o Freeport começou a ser investigado em 2005…!), e aí não dão por terminadas as investigações.

Confesso que não nutro particular simpatia pelo primeiro-ministro. Mais: não gosto do seu ar de "todo-o-mundo-me-deve-e-ninguém-me-paga", do complexo de "intocável" (especialmente quando lida com jornalistas), nem de o ver envolvido em tantos casos mal explicados. Mas daí a utilizar a Justiça para (pelo menos neste processo) fazer contra-poder, vai uma grande distância. Era esta Justiça que o Presidente da República dizia há dias que temos de respeitar? Assim não vamos lá.

camilolourenco@gmail.com




Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias