Cronista
Camilo Lourenço Jornalista

Camilo Lourenço é licenciado em Direito Económico pela Universidade de Lisboa. Passou ainda pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque e University of Michigan, onde fez uma especialização em jornalismo financeiro. Passou também pela Universidade Católica Portuguesa. 

 

Camilo Lourenço Arménio e Nogueira, desaparecidos em combate 21:30 Camilo Lourenço
A CGTP é conhecida por ser o "enfant terrible" dos governos. Mas mais de uns do que de outros. Tome, por exemplo, o que se está a passar com a recuperação do tempo de serviço dos professores. Os sindicatos reivindicaram sempre nove anos, quatro meses e dois dias.
Camilo Lourenço Este Governo é um comício ambulante 14.11.2018 Camilo Lourenço 741
Se houvesse dúvidas que a medida dos passes sociais com um teto de 40 euros foi pensada com olho nas eleições, o protesto da ANTROP (ameaçando acabar com passes mais baratos para estudantes) foi a confirmação.
Camilo Lourenço O ano mais perigoso da legislatura 13.11.2018 Camilo Lourenço 233
Três anos de "sucesso" nas contas públicas dão garantias para o futuro (2019)? O Governo jura que sim, mas um número crescente de instituições acha que não.
Camilo Lourenço "Os empresários são burros!", ou a face perigosa do Bloco  12.11.2018 Camilo Lourenço 316
Até agora o PS calou o Bloco porque o crescimento da economia deu a António Costa a receita fiscal que lhe permitiu cedências nos salários e pensões.
Camilo Lourenço O Bloco de Esquerda desistiu de crescer 11.11.2018 Camilo Lourenço 406
A XI Convenção do Bloco de Esquerda foi a confirmação de tudo o que partido vem fazendo nesta legislatura: a conversão ao Poder. Quando Mariana Mortágua diz "Estamos prontos, camaradas", sobre uma ida para o governo está a oficializar, e solenizar, os novos caminhos do Bloco (até já tem ministros designados...). E esses caminhos passam pelo apoio inequívoco à governação do Partido Socialista.
Camilo Lourenço Os milhões do Web Summit e outras "estórias" 08.11.2018 Camilo Lourenço 242
Pouca gente lá fora tem a perceção de que o país já dá cartas em certas áreas: I&D, produção de conhecimento e aproximação entre universidades e empresas, desenvolvimento de software, etc.
Camilo Lourenço Os "ruídos" de Catarina e o voto no PS  07.11.2018 Camilo Lourenço 198
Dá muito jeito a Catarina que o PS não saia muito bem do caso Tancos: as eleições são daqui a um ano e o Bloco precisa urgentemente de recuperar o espaço que perdeu para o PS depois da forma desastrada como geriu o dossiê Robles…
Camilo Lourenço A lama de Tancos chegou à ventoinha  06.11.2018 Camilo Lourenço 325
As relações entre Costa e Marcelo são recuperáveis? São, embora a ferida vá ficar. Mas o pior não é isso; é a mensagem de "peixeirada" ao mais alto nível das instituições do Estado que os factos da última semana passaram para a opinião pública.
Camilo Lourenço Ser de esquerda é… não ser escrutinado 05.11.2018 Camilo Lourenço 612
Não há dia em que um governante não prometa coisas "novas": mais investimento, hospitais, escolas... Problema: algumas dessas promessas são repetições de promessas anteriores… não cumpridas.
Camilo Lourenço Os populismos nascem assim 04.11.2018 Camilo Lourenço 382
É difícil perceber o comportamento destes e de outros (há mais casos…) deputados. Eles sabem que o cidadão comum desconfia da sua produtividade.