Cronista
Camilo Lourenço Analista de Economia

Camilo Lourenço é licenciado em Direito Económico pela Universidade de Lisboa. Passou ainda pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque e University of Michigan, onde fez uma especialização em jornalismo financeiro. Passou também pela Universidade Católica Portuguesa. 

 

Camilo Lourenço A inaceitável pressão sobre o Tribunal de Contas 21:30 Camilo Lourenço
Em duas consecutivas semanas, Fernando Medina e Rui Moreira atiraram-se ao Tribunal de Contas (TC). No caso de Medina porque o TC chumbou uma PPP na Habitação, na rua de São Lázaro. No caso do Porto porque o TC chumbou a requalificação e reconversão (em regime PPP) do antigo Matadouro.
Camilo Lourenço O Salazar da 3.ª República 12.12.2019 Camilo Lourenço 3404
Como? A segunda figura do Estado a fazer de ditador em plena 3.ª República? Eu pensava que o 25 de Abril tinha sido feito para não voltarmos a ter ditadura em Portugal.
Camilo Lourenço Vai uma “auditoria” à execução orçamental? 11.12.2019 Camilo Lourenço 592
Pergunta: não é melhor pedir uma “auditoria” àquilo que foram as promessas do Governo nos últimos quatro anos… face ao que foi executado. Se calhar haveria muitas surpresas.
Camilo Lourenço “Keep it simple… and simple”, sr. primeiro-ministro 10.12.2019 Camilo Lourenço 286
A ideia de Catroga vai cair em saco roto. Mas porquê, se parece sensata? Porque o Estado tem nos atrasos dos pagamentos um bom instrumento para disfarçar os problemas das contas públicas.
Camilo Lourenço IVA faseado na luz? Com papas e bolos… 09.12.2019 Camilo Lourenço 591
Moral da história: se alguma coisa acontecer no IVA da energia, prepare-se para um daqueles brilharetes típicos dos últimos quatro anos: o que parece… não é. Surpreendido? Com papas e bolos…
Camilo Lourenço O mau exemplo que vem da Madeira 08.12.2019 Camilo Lourenço 574
O PSD Madeira admite viabilizar o próximo orçamento do Estado, resolvendo um problema a António Costa. Bastará, para tanto, que o governo dê ao PSD daquela região autónoma o que quer (os detalhes do negócio são ainda desconhecidos).
Camilo Lourenço Os socialistas não aprendem 05.12.2019 Camilo Lourenço 648
As PPP foram um instrumento criado porque o Estado não tinha dinheiro para investir, pondo os privados a investir por si. Não foi preciso muito para que o mesmo Estado usasse e abusasse desta figura, contornando limitações em matéria de investimento público.
Camilo Lourenço Unidade de acompanhamento de grandes gastadores 04.12.2019 Camilo Lourenço 464
Mas o que me incomoda mais nas “histórias” de Mendonça Mendes é outra coisa. Porque é que ele não empresta a sua “expertise” ao primeiro-ministro e ao ministro das Finanças para criarem uma “unidade de acompanhamento dos grandes gastadores”?
Camilo Lourenço É preciso gastar? Aumente-se os impostos...! 03.12.2019 Camilo Lourenço 586
Não é preciso ser especialista para perceber que esta falta de estabilidade fiscal é uma das razões pelas quais os investidores não nos levam a sério.
Camilo Lourenço O (futuro) governador Mário e o (ainda) ministro Centeno 02.12.2019 Camilo Lourenço 620
É cada vez mais claro que Mário Centeno tem pressa em sair do Governo. Só não saiu até agora porque tem a presidência do Eurogrupo e porque, se saísse agora, Costa “deserdava-o”.

Marketing Automation certified by E-GOI