Cronista
Camilo Lourenço Analista de Economia

Camilo Lourenço é licenciado em Direito Económico pela Universidade de Lisboa. Passou ainda pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque e University of Michigan, onde fez uma especialização em jornalismo financeiro. Passou também pela Universidade Católica Portuguesa. 

 

Camilo Lourenço Tanta teimosia já fede... mas esconde o quê? 08.04.2020 Camilo Lourenço
Porque é que um país desesperado resiste tanto? Porque quer um resgate... que não se chame “resgate”. É por isso que recusa o Mecanismo Europeu de Estabilidade. O tal que Conte, no Conselho Europeu de 27 de março, equiparou a austeridade.
Camilo Lourenço Não é melhor recorrer já à “almofada”? 07.04.2020 Camilo Lourenço 634
Os 10 mil milhões são uma almofada para emergências? E o risco de falências em massa e quebra violenta do poder de compra não são emergência? Depois de as empresas fecharem, não há nada a fazer.
Camilo Lourenço Como o Governo se quer dissociar da austeridade 06.04.2020 Camilo Lourenço 920
É aí que reside a razão do endurecimento do segundo estado de emergência. Costa quer controlar a situação melhor do que outros países (colhendo louros disso) e passar a imagem de que só não fará melhor na economia se a União Europeia não ajudar
Camilo Lourenço O problema do Sul da Europa? A austeridade... 02.04.2020 Camilo Lourenço 537
Os governos da Europa do Sul venderam tão bem aos eleitores a ideia de que a austeridade acabou... que agora têm dificuldade em dizer que, afinal, vão ter de aplicar medidas difíceis.
Camilo Lourenço A crise é só para os trabalhadores privados? 01.04.2020 Camilo Lourenço 6241
Não é aceitável: o Estado tem de dividir o sacrifício entre setor privado e setor público. Para não ficarmos com a sensação de que há um país de privilegiados... e outro de sacrificados.
Camilo Lourenço Paguem o que devem!!! 31.03.2020 Camilo Lourenço 1078
Não se percebe porque é que Bruxelas, sabendo da situação, não obriga o Governo a fazer do pagamento de dívidas em atraso uma prioridade do Executivo, antes de avançar com novas medidas.
Camilo Lourenço União Nacional, versão 3.ª República?Não, obrigado 30.03.2020 Camilo Lourenço 714
Portugal precisa, mais do que nunca, de uma oposição que fiscalize; não de “união nacional”. De uma oposição que chame a atenção para as falhas (preocupantes) que vamos vendo.
Camilo Lourenço Plaza Antonio Costa, el “Rebelde” 29.03.2020 Camilo Lourenço 738
Ele é manchetes nos jornais europeus e rasgados elogios nos espanhóis. Ele é a sugestão de “naming” (Plaza Antonio Costa) em todos os lugarejos de Espanha... Definitivamente, o primeiro-ministro português passou a estrela depois do “brilharete” da indignação contra o ministro das Finanças holandês (que se pôs a jeito).
Camilo Lourenço Vamos empobrecer. Ponto! 26.03.2020 Camilo Lourenço 1734
Moral da história: a atividade económica vai ajustar por baixo, o seu rendimento (comido pela dívida) vai cair e há empresas que vão fechar. Com o que isso implica: aumento do desemprego.

Marketing Automation certified by E-GOI