Cronista
Camilo Lourenço Analista de Economia

Camilo Lourenço é licenciado em Direito Económico pela Universidade de Lisboa. Passou ainda pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque e University of Michigan, onde fez uma especialização em jornalismo financeiro. Passou também pela Universidade Católica Portuguesa. 

 

Economia
In memoriam... António Borges 25.08.2013 Camilo Lourenço
Camilo Lourenço Temos uma classe política rasca 05.07.2020 Camilo Lourenço
O Reino Unido deixou Portugal de fora da lista de países a quem dispensa a quarentena para os seus viajantes. Foi um “bruáá” cá no burgo, com destaque para as principais figuras do Estado.
Camilo Lourenço Este país tem conserto? 02.07.2020 Camilo Lourenço 695
O país vai avançar para um apoio que começa em 1.200 milhões de euros e não sabe onde vai terminar. A propósito, já algum governo contabilizou tudo o que nos custou a TAP desde a sua nacionalização?
Camilo Lourenço A Champions e a hipocrisia de Bloco e PCP 01.07.2020 Camilo Lourenço 1433
Já fez contas às vezes que Bloco de Esquerda e PCP se atiraram aos “privilégios” das empresas? Faça uma pesquisa no Google para os últimos cinco anos e ficará impressionado. Ele é críticas a “leis desenhadas à medida das multinacionais”, críticas aos benefícios fiscais de que beneficiam empresas como Pingo Doce, EDP, Continente, Galp, Teleperformance, TAP e Banco de Portugal, críticas ao regime dos “residentes não habituais”, etc.
Camilo Lourenço Ministro sem pasta, fretes e baixa política 30.06.2020 Camilo Lourenço 1657
O presidente da CML faria um ataque destes sem cobertura do primeiro-ministro? Não. As declarações visam criar as condições que tornem inevitável a saída de Marta Temido, caso o Governo perca o controlo da pandemia em Lisboa.
Camilo Lourenço O Estado de joelhos na TAP 29.06.2020 Camilo Lourenço 1753
A “nega” dos privados é uma vergonha. Querem pôr o contribuinte a fazer sozinho o sacrifício financeiro (a única cedência dos privados é a nomeação de um administrador executivo pelo Estado, coisa que Pedro Nuno Santos já recusou).
Camilo Lourenço Como Marta Temido “enterrou” o Turismo 28.06.2020 Camilo Lourenço 1272
De um governante espera-se que saiba para onde quer levar o país, que saiba explicar isso aos cidadãos (comunicação coerente) e que saiba executar.
Camilo Lourenço Os privados entalaram o Governo na TAP 25.06.2020 Camilo Lourenço 2133
Moral da história: o Governo está a colher aquilo que semeou: fez uma nacionalização fictícia e, pelo caminho, pôs em causa o dinheiro dos contribuintes. Pior era difícil.
Camilo Lourenço A grande mentira da 3.ª República 24.06.2020 Camilo Lourenço 723
Moral da história: vai haver um dia do “juízo final”. Um dia em que a análise de risco volta ao antigo normal. E onde poderá “ocorrer um aumento do incumprimento das obrigações de crédito tanto dos particulares, como das empresas”.
Camilo Lourenço É fartar, vilanagem? 23.06.2020 Camilo Lourenço 675
É caso para estar preocupado. Com tanto dinheiro, a tentação para o “fartar, vilanagem” vai ser muito forte. E nós não somos bons a escrutinar o poder.
Camilo Lourenço Não voltem a fechar a economia 22.06.2020 Camilo Lourenço 1349
Mas há uma coisa que Presidente e primeiro-ministro precisam de perceber: voltar a fechar a economia é um crime. A destruição de riqueza e de emprego que daí advirá atira meio país para a miséria.

Marketing Automation certified by E-GOI