Cronista
Camilo Lourenço Jornalista

Camilo Lourenço é licenciado em Direito Económico pela Universidade de Lisboa. Passou ainda pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque e University of Michigan, onde fez uma especialização em jornalismo financeiro. Passou também pela Universidade Católica Portuguesa. 

 

Camilo Lourenço Abstenção? Voto eletrónico e "Plano Europa" 26.05.2019 Camilo Lourenço
À hora que em que escrevo não há números finais sobre as eleições Europeias. No entanto, o balanço sobre quem ganhou e quem perdeu (e quem perdeu mas diz que ganhou) é o menos importante. Importante é a abstenção: 15%? 20%? 30%? Não sei, mas é irrelevante. Qualquer deles é mau.
Camilo Lourenço O tempo dos pretores terminou 23.05.2019 Camilo Lourenço 340
Ao contrário do que sucedia há 20 anos, o Estado português está condicionado por tratados que assinou e que limitam tentativas provincianas de controlo de órgãos de supervisão. Sim, o tempo dos pretores acabou.
Camilo Lourenço A PSD e CDS falta tudo 22.05.2019 Camilo Lourenço 582
A direita levou muito tempo a descobrir que associar Costa a Sócrates não trazia votos porque o primeiro-ministro, mal ou bem, reduziu o défice orçamental. Parece que está a levar outra eternidade para entender que com esta campanha se vai estampar.
Camilo Lourenço Outra vez défices externos? 21.05.2019 Camilo Lourenço 260
Estamos muito longe do défice de 10% do PIB que levou os investidores a deixarem de emprestar dinheiro a Portugal aos mercados de capitais em 1978, 1983 e 2011? Sim, mas os números do primeiro trimestre recomendam cautela.
Camilo Lourenço E se no domingo for "poucochinho"? 20.05.2019 Camilo Lourenço 279
Pedro Marques é mesmo mau candidato: há concelhos onde nem os votantes no PS o conhecem… Costa, que queria tirá-lo da primeira linha de candidatos à sucessão, tem de dar corda aos sapatos para apagar a péssima campanha de Marques.
Camilo Lourenço A campanha que só serve a abstenção 19.05.2019 Camilo Lourenço 198
Se o leitor estiver atento à atualidade já percebeu que a campanha para as Europeias descambou. E que a prestação dos vários partidos só vai servir para aumentar a abstenção.
Camilo Lourenço E se for um estrangeiro a dirigir o banco central? 16.05.2019 Camilo Lourenço 119
Os defensores do "status quo" sempre podem dizer que não foi só Portugal que teve problemas com a banca, dando como exemplo Espanha. Mas isso só reforça a tese de que deve ser um estrangeiro, de competência reconhecida e com provas dadas de independência, a dirigir o banco central.
Camilo Lourenço Eles são melhores do que nós. Ponto!!! 15.05.2019 Camilo Lourenço 168
A economia está a crescer acima da média da União? Sim, mas serve de pouco consolo. Porque os outros, os do nosso campeonato, estão a crescer muito mais.
Camilo Lourenço Os impostos vão subir? Obviamente! 14.05.2019 Camilo Lourenço 192
Até 2023 a despesa do Estado vai aumentar cerca de 13 mil milhões de euros. Se a isto somarmos o que o mesmo Estado vai gastar em prestações sociais a fatura deve chegar aos 15 mil milhões de euros (despesa com pessoal, investimento e consumos intermédios).
Camilo Lourenço O Arménio Carlos de saias 13.05.2019 Camilo Lourenço 181
A ministra reconhece que os hospitais onde há PPP (Braga, Vila Franca de Xira e Cascais), os cuidados de saúde têm qualidade: "[…] pelo menos com igual qualidade à que hoje é prestada." Então, se é assim, para quê proibir as PPP?

Marketing Automation certified by E-GOI