Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Depois das férias, estamos no período crítico do ano

23.09.2020

Com um enquadramento internacional adverso, o consumo privado é crucial para alguma sustentação económica. No verão, os portugueses fizeram mais férias em Portugal e tal ajudou a compensar parcialmente as perdas de um setor tão importante como é o turismo.

Mudança de paradigma: inflação precisa-se!

31.08.2020

Este nível de inflação muito baixa e sem dar mostras de subir e o nível exageradamente reduzido das taxas de juro têm efeitos nocivos há vários anos na poupança.

Desafios para enfrentar e ultrapassar

05.08.2020

Devem utilizar-se outras fontes de financiamento para minimizar a dependência dos bancos. Aumentem os capitais próprios, abram o capital a novos investidores (capital de risco) e, em certos casos, fundam empresas para aumentar a dimensão e o poder de negociação.

Os 750 mil milhões de € estão aprovados. E agora?

21.07.2020

Não devemos encarar o dinheiro que vem aí como esmola. O dinheiro que vem aí é a resposta possível da Europa (curta na minha opinião) enquanto bloco mundial, que atravessa uma grave crise económica e uma crise de competitividade face aos blocos EUA e China.

Situação da banca portuguesa no primeiro trimestre de 2020

30.06.2020

Para além de ter obtido resultados líquidos negativos no primeiro trimestre e de estes terem piorado mais de 90% face ao valor do período homólogo de 2019, o Novo Banco apresenta outros indicadores que comparam mal com os seus concorrentes.

Banca antes e após covid-19

25.05.2020

As alterações previstas nos próximos anos na oferta de produtos financeiros vão exigir uma regulação efetiva com conta, peso e medida, e deverão existir metodologias rigorosas de análise de risco, além de níveis de segurança de utilização adequados para os clientes.

PMI caem para mínimos históricos em abril

07.05.2020

Na Europa, o desemprego também tem estado a subir, especialmente em Itália e em Espanha. Em Portugal, nos meses de março e abril, os pedidos do subsídio de desemprego subiram cerca de 100 mil, apesar das medidas de proteção (lay-off).

Prioridades no contexto atual

09.04.2020

Controlarmos o vírus o mais rápido possível é fundamental para não passarmos de uma recessão a uma depressão económica. Salvar o maior número de vidas é a prioridade máxima.

Salário mínimo versus salário médio

12.11.2019

Há muitos anos que lidero equipas de trabalho e uma das máximas que tento prosseguir, é que quanto mais contente estiver a equipa (entenda-se com melhores condições de trabalho e remuneração), maior é a produtividade e melhor é o ambiente de trabalho.

Poupança em mínimos e consumo em máximos

05.11.2019

A poupança é uma variável importante para o futuro crescimento económico. O excessivo endividamento é um problema a prazo, especialmente, quando as taxas de juro começarem a subir na Europa ou quando o ciclo económico se degradar.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio