Cronista
Carlos Bastardo
Carlos Bastardo Situação da banca portuguesa no primeiro trimestre de 2020 30.06.2020 Carlos Bastardo
Para além de ter obtido resultados líquidos negativos no primeiro trimestre e de estes terem piorado mais de 90% face ao valor do período homólogo de 2019, o Novo Banco apresenta outros indicadores que comparam mal com os seus concorrentes.
Carlos Bastardo Banca antes e após covid-19 25.05.2020 Carlos Bastardo
As alterações previstas nos próximos anos na oferta de produtos financeiros vão exigir uma regulação efetiva com conta, peso e medida, e deverão existir metodologias rigorosas de análise de risco, além de níveis de segurança de utilização adequados para os clientes.
Carlos Bastardo PMI caem para mínimos históricos em abril 07.05.2020 Carlos Bastardo
Na Europa, o desemprego também tem estado a subir, especialmente em Itália e em Espanha. Em Portugal, nos meses de março e abril, os pedidos do subsídio de desemprego subiram cerca de 100 mil, apesar das medidas de proteção (lay-off).
Carlos Bastardo Prioridades no contexto atual 09.04.2020 Carlos Bastardo
Controlarmos o vírus o mais rápido possível é fundamental para não passarmos de uma recessão a uma depressão económica. Salvar o maior número de vidas é a prioridade máxima.
Carlos Bastardo Mas afinal, quantos portugueses emigraram entre 2011 e 2018? 10.12.2019 Carlos Bastardo 25
Os pais destas pessoas (numa boa parte jovens) pagaram os seus estudos, o Estado investiu na sua educação e agora, as pessoas ao emigrarem vão pagar impostos sobre o rendimento e consumo noutros países.
Carlos Bastardo Salário mínimo versus salário médio 12.11.2019 Carlos Bastardo 43
Há muitos anos que lidero equipas de trabalho e uma das máximas que tento prosseguir, é que quanto mais contente estiver a equipa (entenda-se com melhores condições de trabalho e remuneração), maior é a produtividade e melhor é o ambiente de trabalho.
Carlos Bastardo Poupança em mínimos e consumo em máximos 05.11.2019 Carlos Bastardo
A poupança é uma variável importante para o futuro crescimento económico. O excessivo endividamento é um problema a prazo, especialmente, quando as taxas de juro começarem a subir na Europa ou quando o ciclo económico se degradar.
Carlos Bastardo Digitalização versus proteção dos investidores em ativos financeiros 09.10.2019 Carlos Bastardo
Os meios atuais para investimento em ativos financeiros ou para consultoria de investimento em mercados financeiros através de plataformas digitais e de “fintech” facilitam a vida aos investidores em termos de comodidade e rapidez, mas existem riscos que devem ser acautelados.
Carlos Bastardo Efeitos de uma recessão técnica da maior economia europeia 28.08.2019 Carlos Bastardo
O impacto que uma recessão alemã possa ter nas nossas exportações é certo e será menor ou maior, consoante o enquadramento económico global e a possibilidade ou facilidade dos exportadores portugueses na diversificação de mercados destino.
Carlos Bastardo Endividamento da economia em máximos históricos 12.07.2019 Carlos Bastardo 33
Só no mês de abril o endividamento aumentou 2,6 mil milhões de euros (2,8 mil milhões de euros de aumento de endividamento do setor público e redução de 200 milhões de euros de endividamento do setor privado) face a março.

Marketing Automation certified by E-GOI