Os vinte anos do euro

03.01.2019

Da crise emergiu uma entidade fulcral para a consolidação do euro: o Banco Central Europeu (BCE), a grande âncora da resolução da crise.

Presentes do Pai Natal

06.12.2018

A folga produtiva é reduzida, a dívida permanece elevada e as taxas de juro estão a subir, numa altura em que o motor do crescimento por via externa e os baixos preços da energia podem estar comprometidos.

O fim de um ciclo de abertura e cooperação

08.11.2018

Voltar a erguer barreiras comerciais está provado que não garante sucesso económico sustentável a longo prazo. A autarcia não assegura uma eficiente alocação de recursos.

O fim de uma época nos mercados de capitais

11.10.2018

Os serviços financeiros pesam significativamente no mundo pós-Brexit. Com efeito, Londres é o principal centro financeiro da Europa e um dos maiores a nível mundial.

Dez anos depois da falência do Lehman Bros

18.09.2018

As crises são um fenómeno natural, resultando na maioria dos casos de situações de fuga para frente, de excesso de confiança ou desespero, de grande inovação desenfreada. Uma vez que nunca se conseguirá antever ou eliminar crises, importa avaliar o grau de preparação e a capacidade de controlo de futuras crises.

Deixe como encontrou, por favor  

09.08.2018

A sustentabilidade do modelo económico deve ser enquadrada, no mínimo, com seguinte objetivo: deixar o planeta como se encontrou.

Corrida de obstáculos

12.07.2018

Em agosto deste ano, deverá ser anunciada a recomendação relativa à identificação da taxa de juro sem risco europeia, a qual irá substituir a Euribor.

Ver Mais