Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Uma crise - vários formatos de recuperação

18.06.2020

A crise económica subsequente à crise sanitária é consensual no que respeita à sua dimensão inédita. Apesar do acordo em relação à magnitude, as opiniões divergem relativamente à recuperação, propondo-se vários formatos para a sua concretização.

Bem-vindos a bordo

21.05.2020

Segundo a Comissão Europeia, o impacto da covid-19 nas contas públicas dos Estados-membros da área do euro ascende a 1.115 mil milhões de euros, sendo 830 mil milhões de euros relativos a 2020, correspondendo a um agravamento do défice da Zona Euro de 7,5 pontos percentuais do PIB.

Grande quarentena

16.04.2020

Progressivamente e na medida em que os dados sobre infetados com covid-19 estabilizavam, a evolução dos índices bolsistas, dados do emprego e decisões das autoridades monetárias passaram a congregar maior interesse.

Espelho meu

12.03.2020

Considerando uma lógica de bem-estar, recorrendo a indicadores como a esperança de vida à nascença ou a taxa de suicídio, conclui-se que Portugal apresenta um desempenho melhor do que as economias leste-europeias.

As galinhas dos nossos vizinhos

13.02.2020

A produtividade, medida pela utilização de capital por unidade de produto, eficiência marginal do capital ou produtividade total dos fatores, é claramente mais baixa em Portugal.

Taxas negativas entre nós

16.01.2020

Taxas de juro negativas são uma realidade com crescente tração. A longevidade de um instrumento de política, inicialmente considerado temporário, tem, contudo, vindo a suscitar questões sobre as vantagens da sua prolongada existência.

Taxas negativas entre nós

30.12.2019

Taxas de juro negativas são uma realidade em várias economias desenvolvidas. Embora populares entre as autoridades monetárias da área do euro, Suíça, Suécia, Dinamarca ou Japão, nos EUA e Reino Unido os bancos centrais têm-se retraído de recorrer a este instrumento.

Tudo ao molho ou a economia circular

22.11.2019

Serão os veículos elétricos efetivamente menos poluentes que os de combustão interna? E quais os fatores considerados na análise? Por exemplo, aparentemente ainda não existe solução ideal para tratamento de baterias em fim de vida.

Uma nova “nova normalidade”

17.10.2019

Teme-se ter chegado a uma situação em que as grandes tendências económicas como taxas de juro negativas e globalização implicam choques tectónicos na economia tão fortes que forçam a mudança ou redesenho do quadro das políticas económicas.

Mudanças climáticas: alteração de comportamentos

19.09.2019

Ao nível político, não basta parecer verde por fora e ser cinzento por dentro - um país que beneficia de energias muito limpas internamente, mas importa energia com origens muito poluentes, não traz qualquer valor acrescentado à defesa da sustentabilidade.

Verde: a nova palavra de ordem

25.07.2019

No caso das obrigações verdes, segundo as normas europeias propostas, a despesa deverá corresponder a itens classificados como verdes, sendo a avaliação realizada por uma entidade independente.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio